Após cinco anos, a Universidade de São Paulo (USP) voltou ao topo do ranking de melhores universidades da América Latina da consultoria britânica Times Higher Education. Desde 2019, a universidade vinha perdendo o posto para a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que agora ocupa o quarto lugar. O Brasil tem sete entre as 10 melhores universidades da América Latina este ano. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a única gaúcha entre as primeiras.
A Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupam a segunda e a terceira posição, respectivamente, no ranking de 2024. A Unicamp subiu do terceiro lugar para o segundo e a UFRJ, do 11º para o terceiro. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), que em 2023 ocupou o 10º lugar, agora ficou em quinto.
No ranking mundial da Times Higher Education, a USP já ocupava a melhor colocação entre as universidades da América Latina em 2023 e, neste ano, a universidade voltou ao Top 200 mundial, depois de 12 anos. A métrica utilizada pela consultoria é diferente nos rankings global e América Latina.
Ao todo, 69 universidades brasileiras foram classificadas pela consultoria. O ranking total da América Latina tem 214 instituições, em 16 países. A Colômbia é o segundo país com mais universidades classificadas (38), mas nenhuma delas ficou entre as 10.
Top 10 melhores universidades da América Latina:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade de Campinas (Unicamp)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Pontifícia Universidade Católica do Chile
- Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
- Tecnológico de Monterrey, no México
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade do Chile
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Confira a lista completa, com todas as universidades classificadas, no site da Times Higher Education.