Em 2017, a FTEC incorporou a faculdade IBGEN, uma tradicional faculdade de Porto Alegre. O Grupo Uniftec, no qual a FTEC está inserida, foi criado na década de 1990, em Caxias do Sul, como escola de TI e hoje chegou ao status de Centro Universitário mais bem avaliado da serra gaúcha e um dos melhores do Brasil.
O Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN), agora parte do grupo Uniftec, está sendo mercadologicamente reposicionado como Business School, aproveitando a força da marca IBGEN no mundo corporativo. Seus currículos de formação tradicionais, como Direito, Administração e mesmo Psicologia, estão sendo modernizados, principalmente considerando que novas tecnologias, como automação de processos e documentos e inteligência artificial (IA), já estão impactando o dia a dia dos profissionais nas salas de aula e nos escritórios.
As demandas do mercado de trabalho atual exigem um profissional conectado e atualizado, e são essas as competências que a FTEC busca inserir nas grades curriculares dos 23 cursos de graduação, cinco de pós-graduação, cinco cursos técnicos e três de extensão ofertados em Porto Alegre. Na Capital, são três sedes: no Centro, está a unidade de Gestão, Tecnologia e Design, na Zona Norte, a unidade de Engenharias e Arquitetura, e no bairro Petrópolis, a Business School.
O fundador e hoje reitor do Grupo Uniftec, o engenheiro Cláudio Meneguzzi Júnior, lembra que mesmo antes da fusão os dois grupos eram protagonistas entre as instituições de ensino. O IBGEN, inclusive, já havia sido referência entre os MBAs de maior qualidade do Brasil na revista Você S/A. Agora, com a união, a ideia é somar estas competências tecnológicas da FTEC, às competências de negócios do IBGEN. Tudo isso alinhado aos novos tempos da realidade moderna e tecnológica.
– Tecnologias inovadoras, como a automação, IA e o Big Data, por vezes já estão fazendo o papel de profissionais dos negócios e minguando sua participação no mercado de trabalho em ações burocráticas, rotineiras e de análise de muitos dados. Por isso, é importante que estes profissionais se atualizem, se tornem mais generalistas e multidisciplinares, e tenham a tecnologia a seu favor, como auxílio à tomada de decisão e à eficiência, e não como uma adversária – avalia Meneguzzi.
Mesmo entre os cursos mais tradicionais, como Direito e Administração, o conceito está presente. De acordo com o reitor, essa soma de competências é capaz de formar um excelente profissional.
– Procuramos ter um curso de Direito, por exemplo, com todo o conteúdo geral da formação, denso e de qualidade, mas não abrimos mão de noções de empreendedorismo, de ferramentas e de recursos tecnológicos, como automação e inteligência artificial. Tudo isso para que esse profissional possa ter um diferencial nestes novos tempos e um ganho de produtividade no seu dia a dia na profissão – ilustra.
ATÉ 50% DE DESCONTO NAS MENSALIDADES
Para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a FTEC também oferece uma condição especial: até 50% de desconto nas mensalidades durante o primeiro semestre deste ano. Para mais informações, acesse o site da FTEC.