
As inscrições no Concurso Nacional Unificado terminam nesta sexta-feira (9). Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já são 2 milhões de candidatos. As provas ocorrerão em 5 de maio, e o resultado está previsto para 30 de julho.
Depois de feita a inscrição, com a escolha do candidato pelo bloco de conhecimento e as vagas, é importante entender como estão estruturadas as etapas e provas do certame.
Para os cargos de Nível Superior, o concurso tem até três fases, de acordo com o cargo escolhido. A primeira etapa inclui a prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva, que pode abordar questões de conhecimento geral ou específicos.
A prova terá 20 questões de conhecimentos gerais, que incluem temas como políticas públicas, democracia e cidadania, Constituição Federal, Programa Nacional de Direitos Humanos, valores éticos do serviço público, diversidade e inclusão, administração e finanças públicas.
As 50 questões de conhecimentos específicos vão cobrar conteúdos de acordo com o edital, mas cada uma das sete provas é dividida em cinco blocos temáticos de conteúdo, independentemente do cargo. Para cada especialidade, muda o peso de cada parte da prova. Com isso, a pessoa pode ter notas diferentes para cada cargo a que concorre.
Será corrigida a prova discursiva do candidato que tiver a pontuação mínima na prova objetiva de 40% de acertos, dentro do número de nove vezes o número de vagas de cada cargo. Por exemplo, o cargo de analista técnico-administrativo para a Advocacia-Geral da União (AGU) tem 90 vagas e poderá ter até 810 provas discursivas corrigidas.
A segunda etapa, quando houver, é a prova de títulos, de caráter classificatório, com a apresentação de comprovantes de conclusão de mestrado e doutorado. A terceira etapa, também quando for o caso, é o curso de formação, de caráter classificatório e eliminatório.
Já para o edital de Nível Médio e Ensino Técnico, a primeira etapa terá prova objetiva e redação. A prova terá 60 questões de múltipla escolha, nas áreas de Língua Portuguesa, noções de direito, Matemática e realidade brasileira. A segunda etapa, da prova de títulos, contabiliza tempo de serviço na área específica do cargo pretendido.
Turnos
As provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã, os candidatos farão as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva, no caso dos editais de 1 a 7, com duração de duas horas e 30 minutos. As provas objetivas de conhecimentos específicos terão duração de três horas e 30min e serão aplicadas à tarde.
Para o edital 8, os candidatos serão testados pela manhã com a prova objetiva de Língua Portuguesa e a redação, com duração de duas horas e meia. À tarde, farão as provas objetivas de noções de direito, Matemática e realidade brasileira, com tempo total de três horas.
Blocos temáticos
- Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharia
- Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informações
- Bloco 3: Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4: Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6: Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8: Nível intermediário