A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) tem o melhor curso de Engenharia da Computação entre as 178 graduações avaliadas no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) referente a 2019 e divulgado nesta quarta-feira (9).
Em uma escala que vai de 1 a 5, a graduação da Uergs recebeu nota 4,3. Em segundo lugar, está a Engenharia da Computação do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), com 4,229. Em terceiro, o curso da Faculdade Brasileira, em Vitória, com 4,226.
No Rio Grande do Sul, depois da graduação da Uergs, as notas mais altas são da Universidade La Salle e da Universidade de Passo Fundo (UPF) – veja a seguir.
O Rio Grande do Sul também tem alguns dos melhores cursos do país em outras áreas: Engenharia de Produção da Faculdade Inedi, de Cachoeirinha, a Farmácia da Univates e a Odontologia da Universidade Franciscana. A Medicina da PUCRS é a segunda com nota mais alta do Brasil.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia diferentes cursos de graduação todos os anos. O cálculo leva em conta o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a formação dos professores, a infraestrutura, os recursos pedagógicos oferecidos pelas instituições e a percepção dos alunos sobre o ensino.
As notas que mais pesam são o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa a expectativa sobre os estudantes e sua performance ao longo da graduação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Enade, e a proporção de professores mestres e doutores em cada curso.
Analistas ressalvam que a baixa presença de grandes universidades públicas entre as melhores notas do CPC pode ocorrer porque a avaliação leva em conta a nota do Enade, o que pode mudar o resultado da instituição a depender da adesão dos formandos à prova.
Historicamente, em universidades públicas, estudantes prestam menos o Enade, enquanto que, nas privadas, as instituições os incentivam a tomar parte justamente para figurar entre as melhores graduações do país.
Quem produz o CPC é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), braço do MEC dedicado a análises estatísticas educacionais.
Na edição deste ano, o CPC analisou também Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia e cursos técnicos.
As notas mais altas dos cursos de Engenharia da Computação do RS avaliados pelo MEC em 2019
- Uergs: 4,31
- Unilasalle: 3,60
- UPF: 3,54
- Furg: 3,49
- Uniftec: 3,45
- UFPel: 3,41
- UFRGS: 3,30
- PUCRS: 3,27
- UCS: 3,17
- Univates: 2,96
As notas mais altas das Engenharias de Computação de todo o país em 2019
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs): 4,31
- Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb): 4,23,
- Faculdade Brasileira: 4,226
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): 4,04
- Universidade Federal da Bahia (UFBA): 3,889
- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ): 3,888
- PUCRJ: 3,87
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): 3,84
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 3,80
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 3,70