Mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram a edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar as notas nas provas. O resultado foi disponibilizado nesta sexta-feira (17) na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem.
A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) era de divulgação dos resultados às 10h, mas às 8h30min já era possível conferir as notas dentro da Página do Participante.
No site, os participantes podem conferir quanto obtiveram de nota em cada uma das cinco provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. O desempenho dos treineiros — aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos — será divulgada apenas em março, 60 dias depois dos demais participantes.
O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, estão disponíveis as provas e os gabaritos oficiais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará ainda, em data a ser definida, o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção dessa prova. Isso é feito após os processos seletivos dos programas federais. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso.
Como conferir os resultados
Para conferir o desempenho individual, o participante precisa inserir o CPF e a senha informada no momento da inscrição no exame. Aqueles que não se recordam da senha podem redefini-la. Basta clicar no campo "Esqueci minha senha" e confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária. Quem não tem acesso ao e-mail cadastrado, por informar novos contatos para receber a senha temporária.
Pelo segundo ano consecutivo, GaúchaZH disponibiliza uma ferramenta para orientar quem fez o Enem na busca por uma vaga no Ensino Superior. A partir das notas no exame, o Simulador Sisu permite ao candidato avaliar em quais cursos e instituições públicas tem mais possibilidade de ser selecionado.
A plataforma foi criada pelo Me Salva!, site que oferece preparação online para Enem e vestibulares, com base nas notas de corte do último Sisu. Para fazer a simulação, o estudante precisa inserir a nota em cada uma das provas do Enem (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação), a modalidade (ampla concorrência ou reserva de vagas), o curso e o Estado. A partir dessas informações, a ferramenta calcula a probabilidade de aprovação.
Para que serve a nota
Sisu
Sistema por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos que realizaram o Enem. Podem participar do processo seletivo estudantes que prestaram as provas em 2018 e obtiveram nota superior a zero na redação.
Inscrições: 22 a 25 de janeiro no site do Sisu
Prouni
Programa que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de Educação Superior. Para participar é preciso ter feito o Enem 2018. Ainda é necessário cumprir um dos requisitos: ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda (1,5 salário mínimo por pessoa da família para bolsas integrais e de 3 salários para bolsas parciais).
Inscrições: 29 de janeiro até 1º de fevereiro no site do Prouni
Fies
Programa de financiamento estudantil, que se divide em duas modalidades: novo Fies (oferta de vagas com juros zero para estudantes com renda por pessoa da família de até três salários mínimos) e P-Fies (destinada aos estudantes com renda de até cinco salários mínimos). Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação.
Inscrições: 5 a 12 de fevereiro no site do Fies
Instituições privadas
Algumas instituições privadas de Ensino Superior utilizam a nota no Enem para selecionar estudantes, sem necessidade de participação nos vestibulares.
Instituições portuguesas
Por meio de convênios firmados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 37 instituições portuguesas de Ensino Superior utilizam os resultados do Enem na seleção de alunos para cursos de graduação e pós-graduação.