Escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul terão autonomia para decidir como será o funcionamento na segunda-feira (2), dia em que o Brasil enfrentará o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A confirmação foi feita nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Educação.
A partida de segunda-feira será às 11h. Os demais órgãos do Estado irão funcionar em turno único, das 15h às 19h, segundo portaria publicada pelo governador José Ivo Sartori no Diário Oficial do Estado. Também foi definido que, caso o Brasil avance na competição, o horário de expediente nos dias 6 e 10 de julho será das 8h às 14h - já que as partidas serão às 15h.
Segundo a Seduc, as escolas que optarem pela dispensa dos alunos terão de repor as aulas posteriormente, durante o ano letivo. O mesmo vale para as demais partidas, caso a Seleção avance. Para os jogos da primeira fase do Mundial, a orientação da secretaria era liberar os alunos no turno da partida.
De acordo com o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS), as escolas da rede privada também têm autonomia para definir a realização de atividades durante os dias de jogos, desde que cumpram a carga horária anual.
Rede municipal
A determinação da Secretaria de Educação de Porto Alegre é de manutenção das aulas nas escolas municipais durante os jogos da Seleção na Copa do Mundo, o também que ocorreu na primeira fase e segue para o jogo de segunda-feira.