O Pix agendado recorrente se torna um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras nesta segunda-feira (28), em conformidade com as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil (BC). As informações são do portal g1.
Essa nova funcionalidade permite que qualquer pessoa agende pagamentos de valor fixo de maneira recorrente, programando a transferência para cair na conta do destinatário no mesmo dia de cada mês. Esse recurso é ideal, por exemplo, para quem paga aluguel diretamente a outra pessoa física e deseja automatizar os pagamentos mensais.
Também é possível cadastrar pagamentos recorrentes para profissionais autônomos, tanto pessoas físicas quanto empresas (CNPJ), como terapeutas, diaristas, personal trainers e professores de música, entre outros. Além de serviços, a modalidade permite programar outros pagamentos, como mesadas para os filhos.
O Pix agendado já existia de forma facultativa, ou seja, os bancos não eram obrigados a oferecê-lo. Com a nova regra, todas as instituições financeiras devem disponibilizar essa opção.
Como funciona
No Pix agendado recorrente, o próprio usuário pagador insere as informações de pagamento ao cadastrar a recorrência. É essencial que o usuário confira:
- a chave Pix do destinatário
- os dados do beneficiário (pessoa física ou CNPJ)
- o valor fixo da recorrência
- a data selecionada para a realização dos pagamentos
A verificação desses dados antes de concluir o cadastro minimiza erros e problemas nos pagamentos.
Essa modalidade funciona de forma distinta do futuro Pix automático, que o Banco Central planeja implementar em 16 de junho de 2025.
O Pix automático também será voltado para pagamentos recorrentes, mas focado em cobranças emitidas por empresas (CNPJs) para serviços como contas de água, energia, mensalidades escolares, condomínios e parcelamentos de empréstimos, similares ao débito automático atual.
Diferentemente do Pix Agendado Recorrente, no Pix Automático, é a própria empresa quem fornecerá os dados para a cobrança, cabendo ao cliente apenas autorizar os pagamentos via celular ou computador.