O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) realizou, na noite desta segunda-feira (27), a solenidade de entrega dos troféus do Sinduscon Premium. Nesta 27ª edição do evento, os 14 empreendimentos e empresas vencedores foram agraciados em uma solenidade que ocorreu na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.
O prêmio reconhece marcas, pessoas e instituições que se destacam ou contribuem para o desenvolvimento da indústria da construção civil no Estado. Foram contemplados empreendimentos concebidos entre janeiro de 2021 e junho de 2023 ou entregues em 2022/2023.
O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, comentou que a entidade conta com 8 mil empresas filiadas em 355 municípios gaúchos. Ele ressaltou, também, o trabalho realizado pelos associados da entidade no enfrentamentos aos estragos provocados pela chuva que caiu sobre o Estado nos últimos meses.
— Estamos trabalhando com nossa cadeia produtiva para reconstruir o Vale do Taquari, em parceria com o governo do Estado, e alojar, provisoriamente, mais de 150 famílias da região em residências temporárias — disse o presidente.
O título Empresas Destaques de Grande Porte do Ano foi conquistado pela Melnick (ouro), Plaenge (prata) e Porto 5 (bronze). Na categoria Empresas Destaques de Médio Porte figuraram como vencedores a ABF Developments (Ouro); Wikihaus (Prata) e Pavei (Bronze).
Durante o evento, também foram reveladas e homenageadas as empresas e personalidades do ano. O destaque Reconhecimento Sinduscon-RS na área pública foi entregue ao governador Eduardo Leite, devido ao trabalho realizado, em parceria com a entidade, no auxílio às vítimas dos temporais que atingiram o RS neste ano.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também foi agraciado pela gestão da cidade a partir da definição de objetivos voltados ao desenvolvimento urbano. Na área setorial o escolhido foi o engenheiro Moacir Kwitko, que completa 37 anos de participação ativa nos 74 anos de história do sindicato.
Já na área acadêmica o reconhecimento foi entregue à engenheira, mestra e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Denise Dal Molin, pelo seu incentivo a ações voltadas à integração entre os profissionais da engenharia recém-formados com o mercado.
Esta edição contou com recorde de participação, recebendo as inscrições de 52 trabalhos de 26 empresas. Os 14 empreendimentos vencedores foram conhecidos em 30 de outubro e agraciados durante a solenidade.
Empresas Destaques Grande Porte
- Ouro: Melnick
- Prata: Plaenge
- Bronze: Porto 5
Empresas Destaques Médio Porte
- Ouro: ABF Developments
- Prata: Wikihaus
- Bronze: Pavei
Conheça os empreendimentos vencedores
- Obra do Ano: Pontal Mixed Use, da Melnick e Engenhosul
- Empreendimento vertical residencial de grande porte: Nilo Square, da Melnick
- Empreendimento vertical residencial de médio porte: GO 24, da Melnick
- Empreendimento vertical residencial de pequeno porte: iO Jaime Telles, da Wikihaus
- Empreendimento Comercial: Moov Hotel Porto Alegre, Andora Construções
- Empreendimento Horizontal: Bairro Quartier, da Joal Teitelbaum
- Empreendimento Econômico MCMV: Quinta do Lago, da Tenda
- Empreendimento Retrofit: Cais Rooftop, da Recons
- Empreendimento Destaque em Resgate do Patrimônio Histórico: Paço Santo Inácio, da UMA Incorporadora
- Empreendimento Destaque em Sustentabilidade: Moov Hotel Porto Alegre, da Andora Construções
- Empreendimento Destaque em Soluções Urbanísticas/Gentileza Urbana: Bairro Quartier, Joal Teitelbaum
- Empreendimento Destaque em Tecnologia e Inovação Construtiva: Cyrela/Skyline, da Capivari Metais
- Empreendimento Destaque em Arquitetura e Design: Pão de Açúcar 279, Michelon Construtora e Incorporadora
- Empreendimento Destaque em Marketing: Cidade Nilo, da Melnick