A CEEE Equatorial passa a emitir nesta quarta-feira (5) um novo formato para a conta de energia elétrica. Cerca de 1,8 milhão de clientes da companhia passam a receber a fatura com o novo layout (veja detalhes abaixo). A nova apresentação visa dar mais clareza à leitura das informações da conta. A companhia destaca a divisão, na apresentação dos custos cobrados, do valor da tarifa pelo uso da energia pelo cliente e da tarifa de uso da estrutura do sistema.
A primeira é a chamada Tarifa de Energia (TE), que é o valor calculado pelo uso da energia elétrica pela unidade consumidora. A segunda é a chamada Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). Ela calcula o faturamento mensal relativo ao uso do sistema, tais como custos com as instalações, equipamentos e componentes da rede de distribuição utilizados.
Segundo o gerente de gestão comercial da CEEE Grupo Equatorial, Rafael Ávila, a conta não vai aumentar por causa disso.
— São valores diferentes que, somados, dão o total da fatura, mas não muda em termos de preço. A fatura continua sendo a mesma. O que a gente vem é só discriminar, de uma forma mais clara, por exigência legal, esses valores — conta ele.
Pagamento via Pix
Além disso, na parte final da conta de energia, também já está reservado um espaço para o pagamento via Pix, que será adotado em breve. Por enquanto, haverá o campo na fatura, mas não o QR Code ou a chave a ser usada.
A CEEE Equatorial atua em 72 municípios gaúchos, da faixa leste, incluindo Porto Alegre, e do Sul.