Depois de dois anos sem edição presencial em decorrência da pandemia, uma das principais feiras de novidades para a construção civil volta a ser realizada em Porto Alegre. Será a Construsul — Feira Internacional da Construção, que abre nesta terça-feira (2) a sua 23ª edição no Centro do Eventos da Fiergs.
A expectativa é de que o número de visitantes supere a marca de 2019, quando 32 mil pessoas passaram pelos estantes. Um dos motivos para atrair grande público é que a feira está maior: são 1,6 mil metros quadrados a mais, totalizando 20 mil metros quadrados e 300 expositores.
— É uma feira focada no engenheiro, no arquiteto, no dono da ferragem e nas construtoras, mas é inevitável que pessoas que estejam fazendo alguma reforma em casa venham para ver as novidades — destaca Paulo Richter, diretor de Relações Institucionais da Construsul, sobre a expectativa para corredores lotados.
A diversidade de produtos é um dos atrativos. O mix inclui itens para elétrica, hidráulica, iluminação, decoração, entre outros.
Outro foco da feira são as tecnologias, com soluções cada vez mais ligadas à informática e à chamada internet das coisas (IoT). Impressora 3D focada na construção civil, equipamentos que se interligam em uma casa automatizada e estruturas inteligentes, como portões mais rápidos, são alguns dos exemplos.
— A construção civil carrega grande inovação, apesar de a gente não enxergar. A tinta sem cheiro, por exemplo: antes, quando se pintava a casa, precisava-se desocupar o local, e hoje não precisa mais disso. Também há muitas ferramentas que hoje funcionam com baterias potentes. Ou o próprio painel solar com mais eficiência e as lâmpadas de LED — cita Richter.
Considerado o maior encontro de construção civil da Região Sul, o evento é também um dos principais balcões de negociação do setor. Na última edição, foram mais de R$ 1 bilhão em negócios concretizados no ambiente na feira. Fora o que se estende para depois dela, com as comercializações fechadas depois de conhecidas as novidades no “canteiro” da Construsul.
A programação vai até sexta-feira (5), das 13h às 21h. A entrada é gratuita. Não é permitida a entrada de menores de 14 anos.
Serviço
23ª Contrusul — Feira Internacional da Construção
- Quando: de 2 a 5 de agosto
- Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 - Sarandi), em Porto Alegre
- Horário: das 13h às 21h
- Ingresso: entrada gratuita