O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu nesta quinta-feira (3) que o crescimento de 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre ante o trimestre anterior ficou um pouco abaixo do que o governo esperava. Contudo, ressaltou que o desempenho ainda sinaliza uma retomada forte da atividade após o pior momento da pandemia de covid-19.
— É a economia voltando, está voltando em "V" como sempre dissemos. Houve revisões de trimestres anteriores, e, por isso, o resultado veio um pouco abaixo do esperado. Mas o fato é que a economia está voltando em "V", realmente está voltando — afirmou, ao chegar à sede da pasta.
A alta de 7,7% é a maior da série histórica do IBGE, com dados desde 1996. Contudo, está relacionada, em parte, à base enfraquecida de comparação — no segundo trimestre, o PIB havia despencado 9,6%, o maior tombo da série.
A melhora no terceiro trimestre, entretanto, não espanta todas as perdas geradas pela pandemia. Frente a igual trimestre de 2019, o PIB caiu 3,9%. No acumulado de 2020, até setembro, a retração é de 5%. Em 12 meses, a baixa é menor, de 3,4%.