SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Nunca o momento foi tão propício para a mulher empreender." A frase é de Nathalia Arcuri, 35, jornalista, especialista em finanças e fundadora do canal Me Poupe! (YouTube), que em 2019 faturou R$ 20 milhões com sua empresa de entretenimento financeiro virtual.
Agora, para dar um avanço em seus negócios e passar todo o conhecimento à frente, ela vai percorrer o país e o mundo para encontrar mulheres como ela que resolveram dar um passo importante lá atrás e hoje colhem os frutos do sucesso profissional.
A web série "Mulheres que Mudam o Mundo" teve seu primeiro episódio disponibilizado nesta quarta-feira (25), às 12h no canal dela Me Poupe!, um projeto com o YouTube Originals. Serão seis episódios. Os demais episódios, porém, só devem ser veiculados no segundo semestre, uma vez por semana, após a pandemia do coronavírus.
"Nem todo mundo que vê o sucesso de hoje sabe todos os desafios que foram superados durante o caminho. Desvendar esses segredos e torná-los menos assustadores é o que quero mostrar nesta série para outras pessoas que sonham em empreender", afirma Arcuri.
Vencedora do Prêmio Influency.me na categoria negócios em 2019, Arcuri explica que "falta conteúdo de entretenimento que mostre mulheres que venceram na vida como heroínas reais. "Mostraremos o que elas tiveram de passar, as dificuldades. Há muitas mulheres inspiradoras e fantásticas que saíram do nada e que hoje movimentam milhões de reais em seus negócios."
Nathalia Arcuri conta que a cada programa dará dicas práticas às pessoas de como dar o primeiro passo para empreender. Ela vai visitar estabelecimentos e, com sua experiência, vai tentar ajudar as donas de cada um desses locais.
"Eu falo nos episódios que são todas loucas. Empreendedoras que em via de regra ouviram que não eram capazes e que seus planos não dariam certo. Lutaram contra o preconceito, enfrentaram famílias e diversas dificuldades", adianta.
No primeiro episódio desta quarta (25), Arcuri traz a história de Zica Assis, fundadora da marca brasileira Beleza Natural, uma rede especializada no tratamento dos cabelos crespos com mais de 40 franquias, média de 130 mil clientes por mês e faturamento de mais de R$ 100 milhões por ano.
Assis é uma ex-faxineira que precisou enfrentar obstáculos para chegar aonde está hoje. No episódio, Arcuri mostra a jornada da empreendedora que passou dez anos testando os produtos de cabelo que inventou e aplicou técnicas de linhas de montagem para montar salões que se tornaram casos de sucesso em todo o Brasil.
"Estamos falando de riqueza como consequência. Todas essas mulheres empreenderam e têm negócios de sucesso, o que gera lucro. Mas o que queremos mostrar é como esses negócios impactam na vida de outras pessoas. O objetivo principal não é enriquecer, mas aprender a administrar seus negócios e chegar longe", diz a especialista em finanças.
Arcuri sabe bem o que é chegar longe. Dona da primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil, ela aprendeu sozinha a investir e se especializou em planejamento financeiro. Em 2014, ganhou o prêmio máximo do planejamento financeiro do Brasil pelo instituto Planejar. Também é autora do best-seller "Me Poupe! - 10 Passos para Nunca Mais Faltar Dinheiro no seu Bolso", com mais de 400 mil cópias vendidas.
De acordo com ela, o canal Me Poupe! impacta diretamente mais de 14 milhões de brasileiros por mês e tem como missão ajudá-los a lidar melhor com o dinheiro e a promover o empreendedorismo. Arcuri ainda comanda o programa Me Poupe 89!, todas as segundas-feiras, às 9h, na rádio 89 FM. Nathalia Arcuri também estreou programa de TV na Band entre outubro e dezembro de 2019.
À frente da série "Mudam o Mundo", Nathalia Arcuri diz que obtém dicas para ela própria. "Quero dar mais um passo, crescer para impactar mais pessoas. Por isso que quis buscar conhecer histórias inspiradoras como as dessas mulheres. Uso esse conhecimento para mim. A cada episódio absorvo muito aprendizado e espero que passe adiante a mais gente", conclui.