O que é
Presente na tabela periódica com o número 41, o nióbio é um material de transição altamente resistente à corrosão. Por ser um metal de transição, o nióbio pode ser usado para reforçar o ferro por meio de ligas.
Maiores reservas de nióbio no Brasil
Minas Gerais, Amazonas, Goiás e Rondônia. As maiores reservas ativas no Brasil e do mundo estão em Araxá (MG), segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
Como é utilizado
O nióbio é usado, principalmente, na confecção de ligas metálicas. Misturado, o material é utilizado na fabricação de automóveis, em estruturas de plataformas petrolíferas, na construção civil, nas indústrias aeroespacial e ferroviária, e no setor científico.
Quem explora o nióbio no Brasil
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) é a maior exploradora do minério no Brasil e no mundo. A maior parte da empresa do setor privado é controlada pelo Grupo Moreira Salles, responsável por 70%. Um consórcio japonês-sul-coreano e um grupo de companhias chinesas dividem os outros 30% desde 2011. Além da CBMM, a CMOC, que é subsidiária da China Molybdenum, e a Mineração Taboca também exploram o nióbio no Brasil atualmente. Galvani, Sigma Mineração, Mineração Xingu, Companhia de Mineração de Rondônia, AMG Mineração e Mosaic Fertilizantes têm potencial por explorar.
Qual país é o maior produtor de nióbio
Brasil - 90%
Canadá - 5%
Resto do mundo - 5%
Como é comercializado
Ao contrário de outros metais, como o ferro, o nióbio não é comercializado pela CBMM como mineral ou concentrado. A empresa vende o nióbio em forma de produtos, principalmente, na forma de ferronióbio — mistura com outros metais.
Ferronióbio (liga entre outro metal e nióbio):
O aço que leva ferronióbio é utilizado em diversas aplicações, como para produzir automóveis, pontes, navios. O alumínio somado ao ferronióbio torna o produto mais resistente e leve. Rodas automotivas são um exemplo desse modelo.
Óxidos de nióbio (em forma de pó):
Esse tipo de nióbio é usado, principalmente na fabricação de ligas especiais, como lentes ópticas, baterias e catalisadores.
Ligas de grau vácuo (liga metálica com nióbio):
As ligas de grau vácuo (ferronióbio grau vácuo e níquel-nióbio grau vácuo) são utilizadas na fabricação de motores de aeronaves e turbinas terrestres de geração de energia elétrica.
Nióbio metálico (metal com grande concentração de nióbio):
O nióbio metálico é utilizado na indústria química, em razão de maior resistência a corrosão.
Qual a demanda pelo produto no mundo
Conforme o Ibram, a demanda mundial por nióbio é de cerca de 120 mil toneladas anuais. A CBMM e CMOC são responsáveis por 82% do nióbio vendido no mundo. A CBMM produz cerca de 90 mil toneladas ao ano e a CMOC, 9 mil toneladas. O restante, cerca de 21 mil toneladas, é produzido por Canadá e Austrália.
O nióbio é um material raro?
Segundo a CBMM, não. A empresa destaca que existem depósitos de nióbio em diversas partes do mundo. No entanto, existem poucas operações em reservas em razão da demanda pelo produto e o preço de investimento. Segundo a CBMM, "a capacidade produtiva atual de todos os produtores de nióbio é mais de duas vezes maior que a demanda de mercado".
A CBMM informou que as reservas das minas de Araxá "estão mensuradas e quantificadas para aproximadamente 200 anos de operação nos moldes do consumo atual".
Fonte: Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM)