A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma das maiores instituições públicas do país, possui duas incubadoras tecnológicas que fomentam o empreendedorismo e também impulsionam o desenvolvimento econômico. As inscrições para ingresso de novos empreendimentos estão abertas até 16 de abril e são uma oportunidade para quem quer começar um novo negócio ou até mesmo para quem já tem uma empresa consolidada, mas busca mudar de estratégia no mercado. O assunto foi o tema do Santa Maria de Negócios deste domingo (31).
De acordo com o coordenador da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Silon Procath, um levantamento feito em julho do ano passado mostrou que as empresas incubadas geravam à época 148 postos de trabalho. Atualmente, a instituição conta com 23 empresas distribuídas nas duas incubadoras: Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e Pulsar Incubadora.
A instituição oferece três tipos de incubação: interna, coletiva e para empresas associadas. A incubação interna consiste na instalação física da empresa na incubadora. Já para a modalidade de empresas associadas, não é necessário a instalação física na incubadora, mas receberá apoio para o desenvolvimento de novos negócios, processos e produtos.
Já a incubação coletiva (coworking) é destinada para empreendimentos ou microempreendedores individuais desenvolverem projetos de base tecnológica no espaço compartilhado da Agittec. Terão acesso às estruturas de uso e serviços como salas de conferências, copa, sala de reunião, treinamentos, cursos e eventos.
As propostas para incubação podem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, que possuam capacidade técnica necessária ao desenvolvimento de um produto ou serviço inovador sob o ponto de vista tecnológico. Não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída no momento da apresentação do projeto. Também podem apresentar propostas empresas constituídas que queiram incubar um setor ou projeto específico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
As duas incubadoras da Universidade Federal de Santa Maria são gerenciadas pela Agittec. Mais informações sobre o processo de incubação podem ser obtidas neste link.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios do último domingo (31):