A equipe econômica do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, definiu Rubem Novaes para o comando do Banco do Brasil, Pedro Guimarães para a Caixa Econômica Federal e Carlos Von Doellinger para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo uma fonte da equipe de transição. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quinta-feira (22), após o fechamento do mercado financeiro.
Rubem de Freitas Novaes, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e futuro presidente do Banco do Brasil, é doutor em economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a mesma instituição em que Paulo Guedes concluiu sua formação. Novaes também já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Sebrae.
Pedro Guimarães, escolhido por Guedes para a Caixa Econômica Federal, é sócio do banco de investimentos Brasil Plural e tem longa atuação no setor financeiro. Também egresso da Universidade de Chicago, é especialista em privatizações.
Carlos Von Doellinger, que será o novo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integra a equipe de transição de governo. Foi secretário do Tesouro Nacional durante o regime militar.