O dia 30 de novembro está chegando e, com ele, a bendita parcela do 13º salário. Conforme a CLT, esta é a data máxima de pagamento da primeira parte. Certo que a expectativa por essa grana é enorme para a grande maioria dos brasileiros assalariados, mas, antes de receber a bufunfa e sair torrando por aí, que tal conferir as dicas da consultora financeira Camila Bavaresco, para não acabar comprometendo o orçamento de 2017?!
Leia mais
Como aproveitar o espumante no fim de ano sem gastar tanto
Com taxas mais baixas, consórcio é opção para quem quer adquirir um bem de forma planejada
Sombra e água fresca por conta própria: veja dicas de sites para pesquisar hotéis, passagens e roteiros de viagem
Afinal, começar o novo ano endividado não deve fazer parte dos desejos para um novo ano de ninguém! Camila destaca que, nessa época do ano, é preciso ter cuidado redobrado com os gastos, justamente porque, juntinho com o 13º, vem
a tentação de fazer gastos.
Veja três dicas da especialista para o bom uso desta grana.
1. Se tiver dívidas, dê prioridade ao pagamento delas. Se tiver mais de uma, prefira quitar aquela que tem os juros mais altos. Quanto antes liquidar o total desta dívida, menos juros pagará, o que significa mais dinheiro no bolso no próximo ano.
2. Reserve parte do seu 13º salário para pagamentos de despesas do início do ano, como IPVA, IPTU e material escolar. E também para emergências. Assim, você evita fazer novas dívidas, o que, certamente, comprometerá o seu orçamento por algum tempo.
3. O próximo passo é fazer uma lista das pessoas que você gostaria de presentear no Natal e definir um limite de gastos para cada uma. Caso o orçamento não seja suficiente para presentear todos, dê preferência às crianças. E pague à vista.