Em assembleia na manhã deste sábado (03), os metalúrgicos de Caxias do Sul rejeitaram a proposta de dissídio apresentada pelo sindicato patronal. Estava em votação a sugestão do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) de aumento de 9,8% parcelado até dezembro. O percentual corresponde à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período da data-base de junho.
De acordo com o presidente interino do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudecir Monsani, uma nova proposta deve ser construída pela diretoria no início da semana que vem. A ideia é tentar uma oferta de reajuste que considerem mais favorável e negociar a forma de parcelamento para que não fique tão longe da data-base. Além disso, segundo ele, os trabalhadores avaliaram que é preciso incluir no acordo coletivo o direito à licença-maternidade de 180 dias.
As negociações do dissídio estão sendo mediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho. Uma nova reunião está marcada para o dia 12 de setembro, às 14h.