Com a queda das vendas no mercado interno dos modelos produzidos pela unidade gaúcha da General Motors (GM), a montadora vai recorrer a férias coletivas na fábrica de Gravataí. O complexo vai parar de 11 a 28 de fevereiro, com previsão de voltar ao trabalho no dia 29. Será mais uma tentativa para adequar o ritmo de produção ao mercado em crise. Mais de 800 trabalhadores da fábrica do terceito turno estão em layoff (suspensão do contrato de trabalho) desde o início de dezembro do ano passado, medida prevista para vigorar até abril. Todo o complexo, incluindo sistemistas, tem cerca de 8 mil funcionários.
Vidas em layoff: a rotina suspensa pela crise econômica
Apesar de o Onix ter encerrado 2015 como o veículo mais vendido no país, os emplacamentos de todos os modelos produzidos pela GM em Gravataí caíram 24%, para 214 mil unidades. O mesmo ocorreu com o Onix. Em 2015, foram vendidas no país 125,9 mil unidades, 16,5% abaixo dos números de 2014, informa a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Conforme a entidade, o mercado de automóveis leves também recuou 24% ano passado.
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A GM justifica a medida ressaltando "o quadro dramático que vive hoje a indústria no país, onde o mercado automotivo brasileiro registrou queda nas vendas em torno de 30% apenas em 2015". A montadora observa ainda que a expectativa para este ano é de um mercado em torno de 2 milhões a 2,2 milhões de unidades, quase metade do recorde de 2012, quando 3,8 milhões de veículos foram comercializados no país.
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Para Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da Jato, consultoria especializada no setor, as vendas devem continuar em queda devido ao quadro de recessão, inflação alta, desemprego crescente e crédito limitado.
- São fatores que levam o consumidor a não querer se endividar para comprar um bem - observa.