Fundador da Azul, terceira maior companhia aérea do Brasil, o empresário David Neeleman apresentou nesta sexta-feira ao governo português proposta para a compra da TAP. Também encaminharam documentação o Miguel Pais do Amaral, proprietário de empresas do ramo de comunicação e energia em Portugal, e o empresário boliviano Germán Efromovich, dono da Avianca/Taca. Há dois anos, Efromovich apresentou proposta, mas não foi aceita por falta de garantias bancárias.
O governo português pretende vender 66% da companhia - 61% para investidores e o restante dividido entre 7,5 mil funcionários. Dentro do programa de recuperação econômica do país, o país europeu comprometeu-se a vender estatais.
- Eu acredito que fizemos uma oferta muito boa - disse Neeleman em entrevista publicada no site do jornal Wall Street Journal.
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Apesar de estar à frente da Azul e já ter fundado a companhia de baixo custo Jet Blue nos Estados Unidos, Neeleman encaminhou a proposta por meio da holding pessoal DGN - iniciais de David Gary Neeleman -, formada também por fundos de investimentos, alguns deles participantes do capital da companhia brasileira.
Conforme a mídia portuguesa, Neeleman - que tem cidadania brasileira e americana - também teria parceiros europeus para não ter problemas com as restrições para estrangeiros serem donos de companhias aéreas. Um dos sócios na empreitada poderia ser o empresário Humberto Pedrosa, dono de empresas da área de transporte em Portugal.
Se o negócio se concretizar, as operações de TAP, que em março passado completou 70 anos, e Azul seguiriam separadas, apenas com um aumento da sinergia entre as operações. A companhia portuguesa é líder na ligação aérea entre Europa e Brasil. Opera voos a partir de Lisboa para 12 cidades brasileiras, incluindo Porto Alegre. A companhia portuguesa voa para 84 destinos em 35 países. São 2,5 mil voos por semana operados por uma frota de 77 aviões, principalmente Airbus.
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A Azul passou a ter Airbus em sua frota com o início dos voos para a Flórida, em novembro passado, dando a largada nos voos internacionais. Em breve, iniciará a operação para Nova York. No mercado doméstico, voa para cem destinos com jatos Embraer e turboélices ATR, nos voos regionais.
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse que espera ter o contrato de venda da empresa assinado até ao fim de junho.
Desde outubro de 2000 o brasileiro Fernando Pinto é o presidente da TAP, função que havia ocupado antes na Varig.
*Zero Hora