Depois das baixas vendas e muitas críticas de Medal of Honor: Warfighter, a Electronic Arts decidiu concentrar seus jogos de tiro em primeira pessoa na série Battlefield, focada nas partidas online. Battlefield 4 confirma isso com um jogo bem polido, com algumas ideias diferentes.
O título é conhecido pela forma como o cenário pode ser destruído. Um fuzil não irá acabar com uma parede toda, mas, sim, com um bloco usado como proteção, por exemplo. Isso dá outra dinâmica para o jogo. O trabalho dos snipers também é revisto, pois os atiradores de elite podem ser abatidos com uma arma normal ou derrubando o cenário mesmo.
Na versão para PlayStation 3, usada nesta análise, o jogo não apresentou problemas de fluidez. Comparado com Call of Duty: Ghosts, não apenas as texturas são melhores e as animações mais ricas, como os ambientes são mais iluminados. O desenho dos níveis consegue apresentar novidades ao passo que os jogadores mais experientes irão lembrar de pontos e macetes de mapas do passado.
Vale lembrar que o tamanho do mapa influencia no modo de jogo. Quanto maior o espaço, maior a necessidade de agir em sintonia com os companheiros. Quem prefere um combate um pouco menos massivo pode procurar fases menores, que valorizam uma compreensão do cenário e do desempenho pessoal sobre o coletivo. A cidade alagada mostra bem isso, quebra o ritmo frenético das invasões de prédios com pontos para guardar a bandeira cercados de água.
A maior diferença é a possibilidade de usar o iPad no modo commander. A ação em campo é trocada por uma visão diferente da batalha, distribuindo armas para a equipe, orientando a ação e usando força aérea para o ataque. O aplicativo pode ser usado para soldados com ranking 10 ou mais.
A edição brasileira conta com as vozes de Dan Stulbach e André Ramiro, o aspira (depois capitão) André Mathias dos filmes Tropa de Elite. Aliás, a edição dos consoles vem com o primeiro filme em blu-ray como brinde. Também é possível comprar pacotes extras de cenários, mas o jogo em si já irá divertir bastante.
Assim como o rival Call of Duty, as versões do PlayStation 3 e Xbox 360 contam com um código para baixar a versão do Play-Station 4 ou Xbox One por apenas R$ 25 extras. Vale lembrar que parte do estúdio Dice, responsável pelo jogo, trabalha em Star Wars: Battlefront, nova versão do jogo de guerra baseado na saga dos cinemas. Não há data estimada para o lançamento, que deve ocorrer em 2015.
****
VGX
O Spike Video Game Awards agora é VGX. A premiação realizada pelo canal Spike muda de nome a partir deste ano. O VGX continua a destacar os melhores do ano, com lançamentos anunciados nos intervalos comerciais. Nesta edição, o evento será transmitido também ao vivo online, com entrevistas, demonstrações de jogos e uma estrutura mais parecida com um programa. O evento será realizado no dia 7 de dezembro às 21h, horário de Brasília. Entre no blog Multiplayer para conferir os indicados e links para a transmissão.
Zumbis
Lançado inicialmente para dispositivos da Apple, Plants vs Zombies 2 também está disponível no sistema Android. O jogo combina estratégia com defesa para evitar que os zumbis comam as plantas. Gratuito, conta com compra de itens e fases internamente, mas isto não impede a diversão. O jogo está disponível na loja Play, em play.google.com.