À frente do órgão que fiscaliza a compra e venda de ações, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, estará nesta terça-feira, dia 1º, na Capital para falar sobre instrumentos financeiros e de proteção aos clientes do mercado de capitais.
Há duas semanas, a Polícia Federal (PF) anunciou a investigação sobre uma suposta fraude envolvendo dois profissionais que atuavam na compra e venda de ações no Rio Grande do Sul.
- A obtenção de resultados satisfatórios no mercado de capitais e a proteção diante de eventuais fraudes de operadores passam por constante processo de educação financeira - afirma Pereira, esclarecendo que isso exige aprimoramento técnico não só dos aplicadores, mas também de agentes do mercado e de órgãos reguladores.
Na Operação Churning, deflagrada pela PF, dois agentes autônomos, profissionais responsáveis pela intermediação entre o investidor e a corretora, realizavam compra e venda de ações sem o consentimento dos clientes, o que é proibido. O agente é remunerado cada vez que efetua uma operação - daí vinha o ganho da dupla. Mais de 60 pessoas teriam sido enganadas, e o prejuízo seria de R$ 25 milhões.
- Qualquer operador ou agente autônomo de investimentos necessita de certificações, que devem ser comprovadas pelo investidor. É como receber um e-mail, que você abre apenas ao constatar a procedência sob risco de comprometer seu equipamento - enfatiza o dirigente.
Os agentes do mercado, por sua vez, reitera Pereira, têm de explicar aos clientes as características de cada produto "com português que todo mundo possa entender".
- O operador é apenas um intermediário, que precisa comprovar sua qualificação, e os investidores não podem cair na tentação do ganho fácil. É preciso desconfiar quando a oferta de lucro não condiz com a realidade.
Para Pereira, dúvidas ou suspeitas de irregularidades devem ser comunicadas à CVM, e garante que o órgão tem capacidade de apurar e tomar as medidas punitivas.
- Recebemos, entre 1998 e 2012, mais de 1 milhão de consultas e
denúncias - acrescenta.
O presidente da CVM falará na abertura do Encontro com Investidores, que ocorre amanhã, às 18h30min, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento, com inscrições gratuitas, ainda terá palestras sobre aplicações em renda fixa e variável
O evento
Encontro com Investidores
Quando: terça, dia 1º de outubro, das 18h30min às 21h30min
Onde: Salão de Atos da Reitoria da
UFRGS, em Porto Alegre
Inscrições: www.apimecsul.com.br
Informações: (51) 3224-3121 e 3224-6580
Programação
18h30min: Palestra de abertura: Leonardo Pereira, presidente da CVM
19h: Painel 1: Autoanálise como o primeiro passo para a trajetória bem-sucedida dos investimentos, com Ana Claudia Leoni (Anbima)
Investidor = usando os dividendos a seu favor, com Giácomo Diniz (BM&FBovespa)
20h: Painel 2: Investimentos em renda fixa: das captações bancárias tradicionais às operações estruturadas, com Fábio Zenaro (Cetip)
Fundos de investimento, com Cláudio Gonçalves Maes (CVM)
O que a CVM pode fazer pelo investidor: orientação, proteção e educação, com Luis Felipe Lobianco (CVM)
Mercado de ações
Educação financeira reduz risco de fraude, diz presidente da CVM
Para Leonardo Pereira, que estará em Porto Alegre nesta terça, investidor preparado atua com maior segurança
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: