É corriqueiro hoje dizer que o computador ou o telefone são aparelhos inteligentes. Há cerca de 60 anos, essa ainda era uma ideia que parecia impossível. O matemático inglês Alan Turing foi um dos precursores do projeto. Seus trabalhos teóricos inspiraram a construção dos primeiros computadores, máquina bem maiores e limitadas do que aquelas que conhecemos hoje.
A vida e o pensamento de Turing são celebrados em uma exposição montada no Museu da UFGRS, em Porto Alegre. A mostra tem visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, de 10 de outubro a 22 de março, com entrada franca, e faz parte da celebração do centenário do matemático.
Leia também:
Centenário de Alan Turing resgata importância do precursor da computação
Sue Black, a pesquisadora que ajudou a salvar a memória da computação
Além de fotos que narram a história do matemático, há um corredor dedicado ao seu trabalho em Bletchley Park, na Inglaterra. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local abrigou decifradores de códigos responsáveis por interceptar e revelar o conteúdo de mensagens nazistas. Um exemplar da máquina Enigma, usada pelos alemães para codificar os textos, será integrado à mostra em novembro.
- Vivemos na cultura digital, em que o poder de computação de um telefone celular é maior do que a que a Nasa tinha quando mandou o homem para a Lua. Isso é fruto de um precursor, que é o Alan Turing. Além de ser o pai da computação, ele também teve uma contribuição importante durante a Segunda Guerra Mundial, ajudando a decifrar mensagens alemãs - afirma o professor Dante Barone, coordenador geral das atividades do Ano de Turing no Brasil e curador da exposição.
Visitantes poderão interagir com elementos em realidade aumentada, além de fazer experiências com um teste de Turing (em que uma pessoa avalia se o interlocutor é outro ser humano ou uma máquina). Oficinas de robótica e debates também serão realizados no local. Para a abertura oficial do evento, o ator Carlos Palma foi convidado a encenar trechos da peça Quebrando Códigos, em que a vida de Alan Turing é narrada.
VÍDEO: Confira um trecho da peça "Quebrando Códigos", em que o ator Carlos Palma interpreta Alan Turing
VÍDEO: A poucas horas da abertura da exposição, equipe finaliza a montagem
Serviço:
Exposição Alan Turing: Legados para a Computação e para a Humanidade
Quando: 10/10/12 a 22/03/13 - de segunda a sexta, das 9h às 18h
Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre)
Entrada franca
Informações: (51) 3308-4022
Site: www.museu.ufrgs.br