Em mundo mais conectado, sustentável e com uma fusão de papéis entre empresas, consumidores e governos. É assim que a Trend-watching, empresa de análise de tendências, enxerga os próximos meses. As 12 minitendências identificadas pela pesquisa pipocam pelo mundo e demonstram que é possível ver uma relação entre o que ocorre em São Paulo e Paris ou entre Porto Alegre e o interior dos Estados Unidos.
- Nós elegemos temas, mas, dependendo do local, sua manifestação vai ocorrer de uma forma diferente. A palavra "segurança" na América Latina é entendida como segurança urbana, enquanto no Japão pode se referir a baixos níveis de radioatividade - explica Luciana Stein, diretora da Trendwatching para a América Latina.
A transformação de uma novidade em tendência ocorre quando se observa o mesmo comportamento repetidamente e em vários locais, esclarece Luciana. Mas Genaro Galli, diretor do MBA da ESPM, considera que nem todas as tendências podem ser identificadas no Brasil.
- São negócios sofisticados, requintados, que não são para grandes massas. As tendências chegam à fronteira do consumo. Enquanto isso, no Brasil ainda estamos na fase em que muita gente tem acesso pela primeira vez a viajar de avião, jantar fora, comprar sabão em pó da marca líder - afirma Galli.
Luciana prefere encarar a falta de manifestação de certas tendências no país como uma boa oportunidade:
- Se enxergamos em outro lugar do mundo algo que está fazendo sucesso e não vemos aqui, é sinal de que é um novo negócio a se desenvolver. Em vez de ficar esperando ou reclamar que não temos uma tendência, o melhor seria correr para trazê-la.
Há um perfil específico de quem está atento a essas tendências e trazendo novidades ao público brasileiro: são jovens, com formação superior, que consomem notícias internacionais e estão se lançando em empreendimentos individuais e startups, identifica Galli.
E não há vergonha em adaptar essas ideias do outro lado do mundo à realidade local.
- Muitas vezes você pode pegar uma inovação que alguém fez, fazer um melhoramento e pegar o mercado que a outra pessoa criou. Isso é uma tendência importante e é muito real. E o Brasil tem se adpatado bem - aponta Eduardo Pinheiro Gondin de Vasconcellos, professor da USP na área de gerenciamento de inovação.
12 oportunidades a explorar
Mercado em mutação
Estudo aponta 12 novas minitendências de consumo
Ações estão impulsionando novos modelos de negócios pelo mundo
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