Ao completar um ano de voos sem escalas entre Porto Alegre e Europa, nesta terça-feira, a TAP anuncia que continuará investindo no Estado com o transporte de passageiros e de cargas.
Nos primeiros 12 meses, foram levadas 83 mil pessoas da Capital para Lisboa, com uma taxa de ocupação de 81% - considerada de "razoável para boa" pelo diretor-geral da empresa para a América do Sul, Mário Carvalho.
Para celebrar um ano de atuação, a TAP apresentou um balanço de atividades no Plaza São Rafael, no final da manhã desta terça-feira. Carvalho destacou que a companhia opera no Brasil desde 1960 e, atualmente, mantém 74 voos por semana a partir de 10 cidades. Ressaltou que o Brasil é o segundo mercado da TAP, respondendo por 36% do faturamento e 16% no volume de passageiros.
No futuro, disse o diretor-geral para a América do Sul, o objetivo é transformar os atuais quatro voos semanais a partir de Porto Alegre em diários. No entanto, ponderou que é preciso aumentar a procura por parte dos passageiros. A percepção é de que o mercado gaúcho e dos vizinhos (Santa Catarina e Uruguai) pode crescer.
- As pessoas precisam se dar conta da vantagem de se ter um avião na porta - disse Carvalho, referindo-se à eliminação de escalas para chegar direto à Europa.
Outro benefício é que o voo direto até Portugal oferece, a partir da base de Lisboa, 50 destinos para a Europa e a África. Presente à conferência da TAP, o prefeito José Fortunati disse que está estimulando o turismo, tentando atrair especialmente italianos e alemães.