
Em visita ao Rio Grande do Sul, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, participou do lançamento do Programa Agricultura de Baixo Carbono no RS, em seminário na Fiergs, teve audiências na superintendência do Mapa e almoçou na sede da Farsul, em Porto Alegre, recepcionado pelo presidente da federação, Carlos Sperotto.
Durante o almoço, o ministro avaliou o andamento do projeto do novo Código Florestal Brasileiro. Segundo ele, o "pior Código é melhor do que a inexistência de um".
- O Código Florestal que estamos votando não é o Código Florestal de cada brasileiro individualmente, mas o Código dos brasileiros. Não pode individualmente agradar a este ou aquele, mas o todo estar bem atendido - destacou Mendes.
Segundo o ministro, as mudanças feitas pelo Senado foram em itens que precisavam ser alterados e refletem a "média do pensamento da sociedade brasileira".
O ministro comentou ainda as ações de transparência que vem sendo adotadas no Ministério da Agricultura e garantiu que o órgão será o primeiro a se adaptar à lei da informação pública. Segundo Mendes, o ministério promoverá um seminário no dia 20 de dezembro para informar aos servidores a necessidade de se adequarem à cultura da transparência e prepará-los para transmitir as informações que o cidadão e o produtor precisarem.