A venda de imóveis novos cresceu 17,5% em 2010, na Capital Gaúcha. Foram 5.722 unidades. O recorde anterior havia sido em 2008, mas a crise reduziu a comercialização no ano seguinte.
Os apartamentos de dois e três dormitórios foram responsáveis por oito em cada dez negócios. Os financiamentos habitacionais têm estimulado a procura por imóveis de dois quartos, que atinge bem o perfil da classe média.
O número de lançamentos caiu, o que é explicado principalmente pela base alta de comparação, já que o último trimestre de 2009 teve um desempenho bastante positivo com o que estava reprimido pela crise.
Atividade da Construção Civil RS
Considerando a construção civil do Rio Grande do Sul, a atividade do setor registrou expansão de 8,73%, abaixo do Brasil, que foi de 11,5%. O presidente do Sinduscon, Paulo Vanzetto Garcia, explica que a base do Estado era alta e a média brasileira foi puxada pela Região Nordeste. O setor, no entanto, segue preocupado com a falta de mão de obra e problemas no fornecimento de insumos.
Obras Públicas
Segundo o Sinduscon-RS, que contempla empresas que realizam edificações, nunca se pagou tanto em obras públicas quanto em 2010. O destaque no Estado foi para a construção de presídios e hospitais. O gargalo, no entanto, segue na baixa qualidade dos projetos, o que atrasa o andamento das obras.
Notícia
Venda de imóveis novos cresce 17% e atinge novo recorde na Capital
Recorde anterior havia sido em 2008, mas crise reduziu a comercialização em 2009
Giane Guerra
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: