Os gastos com mensagens, entretenimento e acesso à internet via celular cresceram 54,5% no segundo trimestre de 2010 em relação ao segundo trimestre de 2009, totalizando R$ 2,8 bilhões e representando 16,3% da receita de serviço das operadoras de celular do Brasil. Os dados integram a pesquisa Monitor Acision de Serviços de Valor Adicionado de banda larga móvel (Mavam), realizada pela Acision e pela Teleco com 750 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
A pesquisa mostra ainda que o acesso à internet nas três capitais é quase majoritariamente fixo: 65% dos entrevistados utilizam a internet através de banda larga fixa ou acesso discado e só 3% através de um modem 3G ou telefone celular conectado à porta USB do computador e 2% através do celular ou do smartphone.
Entre os 5% que acessam a internet móvel, 82% o fazem para uso pessoal e 49% tem o telefone celular como o principal dispositivo para conexão. Para esses usuários, os serviços mais utilizados são email (62%), navegação na web (62%) sites de vídeo (37%) e redes sociais (37%).
Já para os que não acessam a internet móvel, as principais razões apontadas são não ver necessidade (61%) e o preço do serviço (42%), apontado como caro demais.
No segundo trimestre, existiam no Brasil 13,9 milhões de acessos de banda larga móvel, sendo 3,5 milhões terminais de dados 3G e 10,4 milhões via aparelhos.
A receita de serviços móveis no Brasil é composta principalmente por serviços de mensagens (45%) e de internet móvel (44%). O serviço de SMS foi utilizado por 76% dos usuários de celular das três cidades onde a pesquisa foi realizada. O índice médio nas capitais no segundo trimestre foi de envio de 30 SMS/celular por mês, maior que o obtido no primeiro trimestre (26 SMS/celular por mês).
Notícia
Internet fixa ainda predomina em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo
Pesquisa mostra que banda larga fixa ou acesso discado é a realidade de 65% dos entrevistados
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