Está planejando viajar e quem sabe aproveitar para fazer compras? Que tal unir as duas experiências em um único lugar? A Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul reserva um roteiro em ascensão, capaz de surpreender até os turistas mais exigentes – e ainda tem um toque especial para quem curte aquela mistura de culturas das divisas com Argentina e Uruguai.
Sabe onde você encontra tudo isso? Em Uruguaiana. A cidade ostenta o título de capital nacional dos free shops e vem se destacando por oferecer opções variadas de lazer e gastronomia nas zonas urbana e rural. Lá, o turista, além de garantir boas compras e estimular o mercado interno, pode desfrutar de uma vivência de viagem internacional sem precisar sair do país.
Contando, atualmente, com oito lojas francas que dispõem de diversas opções de bebidas, comestíveis, perfumaria, cosméticos e roupas, quem visita a cidade tem acesso a produtos nacionais e internacionais, de muitos cantos do mundo. A gastronomia também não deixa a desejar. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Uruguaiana, Fábio Chagas Machado, esse é um dos pontos fortes.
– A cidade é cosmopolita. Desta forma, é possível desfrutar do tradicional churrasco gaúcho, da Parrilla Uruguaia, da cozinha autoral contemporânea, mediterrânea e de pratos tradicionais típicos das grandes cidades. Além de cafés, sorvetes, cervejas artesanais, vinhos e espumantes produzidos em nossa região – afirma.
Machado ressalta que Uruguaiana tem opções para todos os paladares. Os roteiros urbanos contam com atrativos como visitar o Café da Praça, o La Porteña, tomar um sorvete na Bo Gelateria ou saborear o assado uruguaio do restaurante De La Deni, entre outros. Para aqueles que desejam apostar no ambiente rural, ele destaca:
– Uma visita aos parreirais com a degustação dos vinhos da Bodega Sossego é imperdível. Além disso, é possível conhecer, por exemplo, o funcionamento de um tambo de leite com degustação de queijos artesanais e participar de um piquenique nos jardins de uma belíssima estância histórica. Toda a experiência turística é aliada ao diferencial de Uruguaiana em relação a outros destinos: o baixíssimo índice de violência, o excelente custo-benefício e os bons produtos locais artesanais – ressalta.
A localização privilegiada do município também é uma atração à parte. A paisagem natural diferenciada proporciona programação ao ar livre com direito a um belíssimo visual às margens do rio Uruguai, um dos mais importantes do Brasil.
– Um passeio de barco com um brinde de espumante local ao pôr do sol e um piquenique na Estância Timbaúva podem agradar aos mais exigentes gostos – salienta o presidente.
Tradição e modernidade
O destino também chama atenção por aliar o tradicional e o moderno em sua arquitetura. A cidade possui riqueza histórica que pode ser conferida bem de perto em passeios turísticos diversos. A origem e a formação dela estão conectadas com as estratégias da Revolução Farroupilha (1835-1845), sendo um dos poucos municípios planejados no Brasil do século 19. As ruas são amplas, largas e com um traçado organizado que tornam agradável percorrer os diversos atrativos da região.
Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais da história de Uruguaiana, uma dica é aproveitar o Roteiro Pelos Caminhos da História, promovido pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur). Nesta experiência, história, patrimônio e memória do município são reunidos durante a caminhada orientada pelas principais construções da área central.
O pesquisador e historiador Dagoberto Clos, que é membro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, destaca:
– Uruguaiana tem uma rica história e, hoje, graças à instalação dos free shops, no segundo semestre de 2019, vem recebendo visitantes de toda a região da Fronteira, região Central e também da capital gaúcha.
As opções de pontos turísticos disponíveis para os visitantes são inúmeras, como a Ponte Internacional, a Catedral de Santana, a Praça Barão do Rio Branco, o Centro Cultural Dr. Pedro Marini, o Parque Natural Municipal, entre outros.
Destino seguro
Diante do cenário da pandemia, Uruguaiana avançou um passo em direção ao futuro do turismo. Em agosto, a cidade deu início à implantação do Selo de Turismo Responsável. O objetivo é incentivar o público a viajar e visitar locais que estão cumprindo protocolos específicos de prevenção contra a covid-19, envolvendo higiene, limpeza e cuidados de distanciamento.
Segundo a secretária de Turismo de Uruguaiana, Vanessa Welter, a ação é uma iniciativa da Setur que, com o selo, realizará visitas em estabelecimentos de hotelaria, de gastronomia e de serviços para verificar o cumprimento dos itens obrigatórios.
– Nossa proposta é mostrar ao turista que estamos trabalhando para dar segurança a todos que querem conhecer nossa bela cidade e os produtos turísticos locais. Estamos desenvolvendo um projeto que irá nos posicionar como um novo destino no Estado do Rio Grande do Sul, com experiências turísticas que irão proporcionar vivências inesquecíveis na área urbana e rural de nossa cidade – afirma.
Para comer
Uruguaiana tem uma gastronomia variada, para descobri-la basta acessar o site e escolher entre diversas opções. Confira algumas dicas:
Restaurante De La Deni
- Onde: Rua Monte Caseros 2347, Centro
- Quando: terça a sábado, das 19h a 0h
- Sugestão: assado de tira
Casa Modelo
- Onde: Rua Treze de Maio 1507, Centro
- Quando: segunda a sábado, das 11h30 às 14h
- terça a sábado, a partir das 19h
- Sugestão: entrecôte premium
Lump RestoBar
- Onde: Av. Presidente Vargas 1895, Bela Vista
- Quando: segunda a sexta, a partir das 19h
- sábado e domingos, a partir do meio-dia
- Sugestão: rodízio de hambúrguer e chope
Restaurante e Pizzaria Casarão
- Onde: Rua 15 de Novembro 1709, Centro
- Quando: segunda a domingo, das 11h30 às 2h
- Sugestão: rodízio de pizza (de quinta a domingo)
La Carmencita Restaurante
- Onde: Rua Santana 2977, Centro
- Quando: segunda a sexta, das 19h às 23h
- sábado, das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h
- Sugestão: sorrentino com recheio de gorgonzola e cebolas caramelizadas
La Pizzaria
- Rua Duque de Caxias 2091, Centro
- Quando:terça a domingo, das 11h30 às 14h30 e das 18h a 0h
- Sugestão: pizza integral de abobrinha italiana
Churrascaria Braseiru’s
- Onde: Rua Sete de Setembro 1112, Centro
- Quando: segunda a domingo, das 11h30 às 14h
- Sugestão: cordeiro no ponto
Café da Praça
- Onde: Rua 15 de Novembro 1781-1945, Centro
- Quando: segunda a sábado, das 10h a 1h
- domingo, das 17h a 1h
- Sugestão: capuccino kinder bueno
Café La Porteña
- Onde: Rua 15 de Novembro 2038, Centro
- Quando: segunda a domingo, das 9h ao meio-dia e das 15h às 20h
- Sugestão: capuccino alpino gelado
Bo Gelateria e Café
- Onde: Rua Gen. Bento Martins 2430, Centro
- Quando: segunda a sexta, de meio-dia às 22h30
- sábado, de meio-dia às 23h30
- domingo, das 13h às 22h30
- Sugestão: waffle com doce de leite, gelato e calda de chocolate
Para ficar
Uruguaiana possui uma infraestrutura turística completa e diversificada composta por hotéis, pousadas e aconchegante hospedagem rural, prontos para receber viajantes tanto nos dias quentes de verão quanto no frio do inverno.
Para conhecer mais, escolha entre as 14 opções pelo site.