Os primeiros animais da 40ª edição da Expointer começaram a chegar ao parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta segunda-feira (21). Até o início da feira agropecuária, no próximo sábado, são esperados 3.207 exemplares de argola e 1.437 rústicos.
O primeiro animal a entrar no parque foi um ovino da raça texel, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, que saiu da Fronteira Oeste às 5 horas de domingo e viajou quase 700 quilômetros até chegar a Esteio.
– Quanto mais cedo o animal chega, mais tempo para se adaptar e se ambientar, evitando o estresse natural do deslocamento – contou Cleber Antônio Lopes Martins, cabanheiro da Oliveira.
Leia mais:
Expointer recebe os primeiros animais a partir desta segunda-feira
Liminar suspende licitação para bilheteria da 40ª Expointer
Expointer deste ano terá menos animais
A partir de hoje até sexta-feira (25), as equipes da Defesa Sanitária e da Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul irão trabalhar para inspecionar os animais na entrada – para verificar as condições sanitárias dos exemplares.
Impasse na bilheteria resolvido
O governo do Estado conseguiu derrubar, no final da manhã desta segunda-feira (21), liminar que suspendia a contratação da empresa responsável pela bilheteria e pelo estacionamento na feira. Mais cedo, o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, havia informado que o governo estava trabalhando para solucionar o impasse.
– A licitação estava dentro do prazo normal, estava em curso. Agora, com a decisão da Justiça, vamos seguir com os trâmites necessários – disse o secretário.
A contratação da empresa responsável pela bilheteria e pelo estacionamento na feira ainda não foi concretizada. O motivo era uma liminar, obtida na Justiça pela segunda colocada, determinando a suspensão do processo licitatório (que já havia sido homologado). O argumento era de que houve vícios formais.
A Expointer 2017 começa no próximo sábado e se estende até 3 de setembro.