Ativistas do grupo Animal Rising, dedicado à defesa do direito dos animais, utilizaram o retrato oficial do rei Charles III, pintado pelo artista britânico Jonathan Yeo e exposto na Philip Mold Gallery, em Londres, como meio de protesto nesta terça-feira (11). O envolvidos cobriram a cabeça do monarca com o rosto do personagem Wallace, da série de animação britânica Wallace and Gromit.
Em vídeo compartilhado pela organização na rede social X, dois manifestantes aparecem colando o rosto do personagem no do rei, acompanhado de uma mensagem denunciando o tratamento dado aos animais em fazendas que receberam o certificado da RSCPA — Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, em tradução livre).
"Sem queijo, Gromit. Veja toda essa crueldade nas fazendas da RSCPA", aponta a mensagem, como se Wallace estivesse falando com Gromit. É possível observar no vídeo que a obra é protegida por uma moldura de vidro, portanto, a pintura não foi danificada. A informação foi confirmada pela galeria e pela polícia metropolitana, conforme apurou a BBC.
Com Charles III como patrono, a RSPCA é uma instituição de caridade que opera no Reino Unido com o objetivo de promover o bem-estar animal. Contudo, o grupo Animal Rising publicou recentemente um relatório denunciando a conduta de fazendas cujos produtos têm o selo da entidade, que tem como premissa a garantia de boas práticas.
Há anos, a organização promove ações em defesa das espécies. No ano passado, por exemplo, ativistas da organização roubaram três cordeiros da propriedade do soberano em Sandringham, em Norfolk, no leste da Inglaterra, para denunciar a criação de animais para consumo.