O projeto Redeiras, produção da Associação Redeiras da Colônia São Pedro (Z3), de Pelotas, pode ser visto no Espaço Vitrine até 26 de novembro, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre.
Nele, as artesãs, que possuem ligação com a pesca, produzem peças autorais como colares, pulseiras e brincos utilizando escamas de peixe e redes de pesca descartadas como matéria-prima. Os produtos são feitos sob demanda.
Elas recortam o fio e tingem redes que seriam abandonadas nas beiras das praias ou campos após o fim de sua vida útil, e utilizam a linha em trabalhos com tear artesanal e crochê. As escamas, por sua vez, são lixadas e cortadas no design desejado e são transformadas em delicadas joias de escama e prata.
No sábado (21), será realizado um desfile, às 15h no andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, com as próprias redeiras mostrando as peças. Para conferir o Espaço Vitrine com o projeto, o horário de funcionamento é de quinta a sábado, das 13h às 18h, e domingo, das 12h às 17h.
Promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo RS Criativo, vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), o projeto Vitrine acontece com o intuito de dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos.
Brick de Desapegos
A Alameda República (Rua da República, entre os números 546 e 574, na Cidade Baixa) recebe a feira Brick de Desapegos neste domingo das 12h às 19h. Lá estarão mais de 30 expositores entre desapegos, brechós e moda autoral, junto ao comércio local e com variedades de gastronomia.