A Gucci surpreendeu ao apresentar na sexta-feira (23) sua coleção de primavera/verão 2023 na Semana de Moda de Milão. Além das peças vibrantes assinadas pelo diretor-criativo Alessandro Michele, a grife trouxe à passarela o personagem Gremlin, da década de 1980, costurado em jeans em uma das peças. Mas o que de fato transformou o evento em um grande viral na internet foi a reunião de 68 irmãos gêmeos vestindo as roupas da marca.
A coleção foi batizada de "Twinsburg". E a escolha dos modelos surgiu da relação de Michele com sua mãe, Eralda, e sua gêmea, tia Giuliana, que segundo ele, só conseguiram compreender a vida pela presença uma da outra.
A plateia, não sabia que estava assistindo gêmeos desfilando e usando as mesmas roupas. Estava dividida em salas separadas. Ao final, a tela que dividia os dois espaços subiu e cada modelo deu as mãos a um irmão que vinha caminhando junto a eles.
— Uso a passarela como palco teatral, e a moda fala fortemente com ideias de alteridade. Eu sei que tenho um outro lado de mim, eu o conheço quando vou ao meu terapeuta. Todos nós temos um outro lado de nós, e às vezes encontramos essa pessoa e damos as mãos — explicou o estilista sobre a proposta.
Entre as roupas da coleção, vestidos de Lurex com recortes, conjuntos de seda bordados com flores de cerejeira, ternos risca de giz com bolsas femininas se destacaram. Já entre os acessórios, brincos de pérolas longos, laços, luvas com animal print, óculos balançando com correntes e joias de metal no rosto apareciam entre os modelos.