O tradicional concurso de miss na Colômbia está sob nova gestão. Batizado de Miss Universo Colômbia, irá eleger a representante do país no concurso que reunirá mulheres do mundo todo.
Em um comunicado publicado no Instagram na última segunda-feira (8), foram apresentados os novos critérios para as participantes. São 15, ao todo. Mas um, em específico, está gerando grande polêmica nas redes sociais.
A regra 13 diz: "Ser mulher e não ter trocado de sexo", excluindo a participação de mulheres transexuais na competição. Nos comentários da postagem, várias pessoas criticaram a exigência.
Ao jornal El Tiempo, a nova presidente do concurso, Natalie Ackermann, afirmou que o evento está passando por uma transição das regras anteriores, "certamente bem-sucedidas durante muitos anos", para regulamentos mais alinhados aos do Miss Universo, respeitando a "tradição".
— O Miss Universo Colômbia não descarta essa possibilidade (de permitir mulheres transexuais) no futuro — disse ela à publicação.
Entre as outras regras para participar do Miss Universo Colômbia, também estão: ter entre 18 e 28 anos, ter nacionalidade colombiana, não ter sido casada ou ter tido um casamento anulado, não ter dado à luz, não estar grávida e demonstrar saúde mental e física, entre outras.
Confira o post:
Em 2018, o Miss Universo teve uma transexual como candidata. Foi Angela Ponce, da Espanha. Na cerimônia, a organização do concurso prestou uma homenagem a ela, reconhecendo sua conquista histórica.
Naquele ano, antes da final, a Miss Colômbia polemizou ao dizer que concursos de beleza foram feitos "para mulheres que nascem mulheres". A declaração de Valeria Morales Delgado repercutiu como uma provocação preconceituosa à miss espanhola.
Diante da nova polêmica na Colômbia, Angela usou seu perfil nas redes sociais para protestar:
"Sinto uma tristeza enorme. As cadeias mentais do Miss Universo Colômbia tiram de si como organização a oportunidade de mulheres maravilhosas melhorarem e deixarem esse país maravilhoso orgulhoso. A decisão da organização é um reflexo da própria ignorância. Irmãs da coragem, estou com vocês, nunca duvidem de sua beleza, sua inteligência. Nossos direitos são os mesmos de qualquer outra mulher, lute contra isso, estarei por perto", escreveu ela.