A gente pega livro emprestado das amigas ou na biblioteca, mas sempre tem aquele clássico que vale a pena ler e reler. Pensando nisso, algumas editoras criaram encadernações cheias de charme para autores imprescindíveis na estante de casa. Como designer da Revista Donna e apaixonada pelo tema, selecionei três coleções que também são dignas de destaque no décor.
Ernest Hemingway
A Bertrand Brasil relançou a obra de Ernest Hemingway com capas como a obra do escritor: sem excessos e palavras desnecessárias. Graficamente limpas e objetivas, têm a assinatura do autor e os títulos em relevo, o que cria uma unidade minimalista e dá vontade de renovar toda a coleção.
Jane Austen
Todas as seis obras da escritora inglesa foram relançadas pela editora Martin Claret. As edições, em capa dura e com detalhes coloridos em todo o livro, além de ótima leitura, são verdadeiras peças decorativas.
José Saramago
A coleção, relançada pela Companhia das Letras em parceria com a Saraiva, traz 12 títulos do escritor caligrafados por outros artistas. Imagina levar para casa, por exemplo, Ensaio Sobre Cegueira e ter título escrito com a letra do Chico Buarque?
Carolina Salazar é jornalista, designer da plataforma Donna e mãe do Arthur. É apaixonada por Paris, livros, vestidos, alfaiataria e simpatizante do minimalismo, embora ainda não consiga aplicar totalmente à vida.