Nos acostumamos a estar insatisfeitas com nós mesmas. Temos a cultura de sempre comparar a beleza de outras pessoas, sejam de capas de revistas, de influenciadoras digitais e/ou de mulheres da mídia com a nossa - e normalmente saímos perdendo.
Como blogueira, recebo inúmeras mensagens de comparação, de pessoas que não aceitam a própria imagem e gostariam de transformar algum detalhe em si mesmas para se assemelhar a outra pessoa. Normalmente, essas mensagens falam do cabelo. E é exatamente sobre isso que vou falar nesse texto.
Muitas portas se abriram para mulheres de cabelo afro, viramos inspiração de beleza, ganhamos mais produtos nas prateleiras, estamos em mais capas de revistas, afinal "estamos na moda", né?
É, mais ou menos.
Me pergunto se tudo não é passageiro. Será que essa não é mais uma ditadura a ser instaurada na cabeça das mulheres? O cabelo cacheado é ainda muito mais aceito que um cabelo crespo. Por que isso ocorre?
Nessa nova era de liberdade capilar infelizmente entramos um pouco na fase dos cachos “perfeitos”, aqueles bem definidos sem nenhum fio fora do lugar. Mas não precisamos nos enquadrar, afinal todo cabelo é lindo, seja ele de que formato for. Com muito ou pouco frizz, muito ou pouco volume. Com ou zero definição, comprido ou curto.
O que quero dizer é: não se preocupe. Você é linda do jeitinho que é.
Para te inspirar, separei três lindas:
E, para finalizar - mesma pessoa, mesmo cabelo com formas completamente diferentes:
A vida muda quando entendemos que a diferença de cada um é que faz a beleza acontecer.
Veja Mais
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.