Por Semadar Marques
Especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional
Umas das atividades mais valiosas no gerenciamento de sua carreira é a capacidade de construir e alimentar boa uma rede de contatos. Através dela, você pode reunir informações para tomada de decisão, gerar novos clientes, pedir conselhos, recolocar-se no mercado ou mesmo conectar-se a novas pessoas que podem lhe auxiliar de alguma forma ou serem futuras fontes de referência. Nos dias atuais, a maioria dos novos negócios são resultado direto ou indireto de uma rede forte.
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Mas networking é algo que necessita de cuidado, planejamento e prática para ser empregado com sucesso e cautela. Por isso, listei algumas dicas valiosas para você empregar este recurso de maneira efetiva:
Construa uma rede de confiança
Muito mais que uma rede de contatos, você precisa manter uma rede de confiança, através de pessoas com quem tenha construído uma boa reputação e credibilidade. E a criação dessa rede não cai do céu, precisa ser cultivada através de atitudes que comprovem sua ética e profissionalismo e que irão fortalecer sua percepção de valor diante seus contatos. A moeda do futuro não será somente o tempo, mas sim a confiança e reputação construídas, ativos fundamentais para a sua carreira.
Via de mão dupla
Tecer uma malha de influência equivale a construção de relacionamentos bacanas, que serão vias de mão dupla na qual você precisa estar disposto a auxiliar genuinamente e, quando precisar, poderá contar de maneira franca. Isto é mais interessante do que simplesmente manter relações superficiais, sem uma troca legítima.
Aprenda a dividir
Quando se deparar com informações relevantes, conteúdo de qualidade ou algo que você entenda que será útil aos seus contatos, compartilhe! Conecte pessoas, mostre possibilidades, esteja disposto a aproximar aqueles que possam ser úteis uns aos outros. Sempre que perceber que vale a pena, sem exageros, ajude de maneira honesta e sincera. Você será lembrado como alguém com conhecimento e que procura distribuir o que sabe por aí. Isso irá trazer credibilidade e fará com que você seja conhecido por sua generosidade e capacidade de colaboração.
Sem timidez
Por fim, não seja tímido e aprenda a pedir. A maioria das pessoas fica muito feliz quando é lembrada como "especialista" em determinada área. Eu, particularmente, fico super honrada quando alguém dá valor a minha opinião e me pede um conselho. Então, lembre-se que quando você é auxiliado, entra na lista de networking de alguém e também será procurado no caso dele precisar um dia. E com as transformações frequentes no mercado de trabalho, nunca se sabe quem poderá ajudar ou precisar de uma mão amiga no futuro.