Eu, aproveitando a manhã nublada das minhas férias no Uruguai para dar uma espiada e organizada na empresa. Afinal, quem ama cuida, né!
O que é estabilidade para você? Fazer um concurso público ou ter a sua própria empresa?
Eu tenho em minha vida as duas experiências:
Estudar para um concurso público:
Todos os longos dias devorando os livros, as pessoas achando que você não faz nada e os amigos combinando viagens à praia e festas maravilhosas e você tentando ser racional o tempo inteiro e focar a cabeça em ler, ler e ler. Depois o frio na barriga em esperar o resultado de cada fase do concurso, e, finalmente: a nomeação! Sensação de satisfação e dever cumprido misturado com a angústia de muitas vezes não saber em qual cidade será lotado.
Leia também
:: Como o nerworking aproxima mulheres e impulsiona carreiras:: 10 dias para aperfeiçoar seu networking:: Como empreender? 10 dicas para começar seu próprio negócio
Arriscar no mundo do empreendedorismo:
Passar noites sem dormir pensando, analisando e calculando. Projetar algo, repensar, mudar, alterar de novo, inovar, criar e ir moldando as ideias a cada dia de acordo com a necessidade do cliente e da empresa.
No meu ponto de vista o termo "estabilidade" foge um pouco do concurso público, claro que você ganhar sempre a mesma coisa, ter plano de saúde, aposentadoria garantida são ótimos benefícios e ajudam muito qualquer pessoa que esteja começando uma nova fase em sua vida.
Mas esse “ganhar sempre a mesma coisa” tem que ter planejamento, pois, qualquer fato diferente na sua rotina e que demande uma certa quantia em dinheiro poderá fazer você se perder financeiramente.
Quem tem essa veia do empreender sabe que envolve riscos, mas é muito bom você ter a satisfação de ver um projeto seu crescer e tomar forma, chegar ao final do dia e sorrir quando fechar o notebook. O empreendedor precisa aprender a administrar com paixão as suas 24 horas do dia – que nunca serão suficientes – para se transformar num Worklover e não em um Workholic.
O importante é você pensar o que deseja, quais os seus medos? Ter medo é o que fará você ter uma atitude.
Não acho viável financeiramente chutar totalmente o balde, é preciso ter os pés no chão.
Dessa forma, algumas dicas:
- Tente levar as duas atividades simultaneamente por um tempo para sentir o que deseja realmente fazer da sua vida. Tenho um amigo que é Oficial Escrevente no Poder Judiciário e quando não está em meio aos processos trabalha como fotógrafo.
- Use as suas férias ou licença prêmio para pesquisar e ver a viabilidade de seu projeto.
- Conversar com experts da área sempre ajuda.
- Ter um sócio para iniciar a sua ideia.
Estamos aos poucos amadurecendo ao perceber a necessidade de termos qualidade de vida. Na minha opinião, o importante é fazer o que gosta e ter prazer em ir trabalhar, juntar as atividades e não ter rotina, viver em meio a tecnologia e otimizar o tempo para ter mais tempo ainda e fazer mais coisas no seu dia. Então eu faço de novo a pergunta: o que é estabilidade para você?
Leia também