Chanel Christian Dior ILJA Schiaparelli
It’s couture, baby! Paris ferve. É semana de alta moda, haute couture, como falamos em francês. Na realidade, o calendário de desfile é bem menor comparado às fashion weeks de prêt-à-porter, já que existe uma série de requisitos para entrar na lista da Chambre Syndicale de la Haute Couture, entidade que organiza, apoia e controla essa moda exclusivista.
Para o inverno 2015, a elegância clássica e o glamour dos tempos de outrora voltam às passarelas de salto alto e sem as pochetes. A Chanel montou um cassino no Grand Palais e apostou no tradicional tailleur com tecidos tecnológicos e efeito de impressão 3D, mostrando que o clássico pode aparecer vestido para os dias de hoje. Destaque para os ombros avantajados que também fizeram-se notar nos desfiles de Schiaparelli, acompanhado de muitos brocados coloridos, e no de Christian Dior, que encantou com flores pintadas à mão. Bem fresh.
Falando em frescor, vale notar o desfile da neomarca ILJA, da estilista Ilja Visser, que investiu em cortes geométricos e silhuetas volumosas. A volta das ombreiras? Bien sûr!