Desde outubro do ano passado, Eva sabe que será uma entre os três agraciados da Medalha Goethe instituída, em 1955, pelo Instituto Goethe como honraria conferida pela Alemanha a personalidades fora desse país que tenham se distinguido por sua influência vinculada à cultura alemã. Mas a notícia só podia ser divulgada a partir de maio de 2015. A diretora do Theatro São Pedro será agraciada por ter criado encontros de intercâmbio internacional após a restauração do teatro e a criação do Multipalco. O historiador britânico e diretor do British Museum de Londres, Neil MacGregor, foi indicado pela curadoria das exposições, realçando a História da Arte; e o filósofo sírio Sadik Al-Azm, pela ação pela liberdade de expressão e a comunicação entre o mundo árabe-islâmico e a Europa.
A cerimônia da entrega da medalha será no dia 28 de agosto, data do aniversário do filósofo e dramaturgo alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), em Weimar, no pequeno castelo onde ele residiu, o Residenzschloss. Olha só o rígido protocolo: às 10h03min, os homenageados serão apanhados no hotel, chegando ao local às 10h17min para o ato oficial, às 11h. Cada laureado terá de cinco a sete minutos para agradecer. O diretor do Instituto Goethe saudará os premiados, e a famosa atriz alemã Hannah Shegula participará das homenagens.
Eva Sopher decidiu não estar presente à entrega da Medalha Goethe - devido à longa viagem de avião e pela forte emoção que sentiria com a homenagem de seu país de origem (é nacionalizada brasileira), de onde saiu para o Brasil com a família, aos 13 anos, devido à perseguição nazista. Será representada por sua filha Renata Rubim e a afilhada Unrike Mühlschlegelk, que reside em Berlim. Eva pediu a Claudia Dreyer que fizesse um vídeo para seu agradecimento, ilustrado com imagens do Theatro São Pedro.
O dia de Eva Sopher começa às 7h30min. Seu café da manhã consta de um copo do elixir de longa vida de Edith Travi, acompanhado de uma fatia de mamão e uma banana. Aproveita a manhã para responder e-mails - muitos agora de cumprimentos, inclusive de ex-cônsules da Alemanha no Rio Grande do Sul. Duas vezes na semana faz fisioterapia.
A Medalha Goethe tem sido seu pensamento nos últimos meses, quando fez um balanço de seu trabalho. Quando foi realizado, dia 10, o Encontro Mundial de Prefeitos em Porto Alegre, após a reunião no final da tarde, os governantes aproveitaram para, antes de ir ao Beira-Rio assistir a Brasil x Honduras, visitar Theatro São Pedro, onde foram recepcionados no Foyer. Eva Sopher deixou as portas abertas para que vissem o interior do teatro. "Sou aqui como uma boa dona de casa" - é como ela se sente.
:: ETIQUETA NA PRÁTICA
FESTA DE 15 ANOS
"Recentemente vimos num aniversário menores de idade retirando bebidas alcoólicas de suas mochilas. Nossa filha fará 15 anos em breve, e não serão servidos aos jovens drinques com álcool. Como evitar isso? Pensamos em fazer uma ressalva no convite impresso, sem perder a elegância." VERA
:: Ir a uma festa com uma mochila, convenhamos, é bem inadequado. Uma recepcionista pode recolher as mochilas, dizendo que serão bem guardadas, anotando os nomes dos rapazes para serem devolvidas na hora da saída. Sirva o espumante Dushy aos menores, sem álcool. Parece champanhe.
FESTA DE FORMATURA
"Minha filha vai colar grau em julho e após a formatura vamos receber alguns convidados num restaurante, cada um pagando sua despesa, este detalhe deve constar no convite impresso? No restaurante faremos um brinde com saudação a ela e entregaremos uma joia de presente. Qual o melhor momento para fazê-lo? A formanda aguarda os convidados no salão ou chega após deles?" RICARDO
:: Use no convite o termo "jantar participativo" e todos entendem. Na confirmação da data deve ser dito o valor da despesa. É na hora da sobremesa que são feitos o brinde e a homenagem. Em geral, a formanda demora mais a chegar do que os convidados e são os pais que os recebem.