A semana de moda masculina de Paris encerrou a temporada de apresentações das coleções de outono/inverno 2015. Entre muitos desfiles e showrooms, alguns sinais mostram aquilo que será hit do próximo inverno. Na moda masculina, as diferenças são mais sutis. Prezando o apelo comercial e o que realmente será sucesso em vendas, muitas vezes as mudanças são quase imperceptíveis. É claro que o aspiracional tem seu espaço garantido. Marcas como Givenchy e Kenzo investem sem medo em criar fatores UAU que realmente mudam a cara da coleção. Eles criam o desejo e abrem novos caminhos para nós enxergamos a nossa relação com as roupas.
Algumas grifes realmente surpreendem por apresentar propostas fora do óbvio, como a Hermès e a Issey Miyake - marcas com identidade muito bem definidas que dessa vezes mostraram estar mais conectadas com o consumidor mais jovem e arrojado. O bacana é perceber que existe uma mudança, mas o DNA da grife continua lá, firme e forte.
Escolhi alguns desfiles e montei um TOP 3 do que chamou atenção na semana.
MACACÃO: uma peça só. Várias grifes apostaram. Novamente a pegada uniforme. É cool, mas pode ficar caricato. Boa opção para os homens mais altos. 3.1 Philip Lim fez, Kenzo, Louis Vuitton e até Hermès.
LIVRE, LEVE, SOLTO: calças largadinhas e relax chamaram a atenção. É uma opção para quem não consegue se arriscar nos modelos super skinnys que reinam aqui na Europa. Hermès investiu e Issey Miyake também mostrou que acredita nessa silhueta.
GEOMETRIA ESTAMPADA: formas geométricas e estampas meio folk, como no desfile do belga Waler Van Beirendock, aparecem rejuvenescendo os looks artsy das últimas temporadas. Givenchy apresentou uma porção de estampas que lembram carpetes marroquinos. Paul Smith investiu na composição de uma cartela de cores sóbrias que funciona. muito bem em torno do cinza – tom chave da estação.