Sempre que a empresária Bruna Catonha acorda com uma indesejada espinha no rosto, ela corre para sua prateleira de cremes, abarrotada de produtos sofisticados, e pega a boa e velha lata de Minancora. A tradicional pomada vai parar em cima da espinha, para secá-la. Ela recorre à mesma solução se o problema for axilas e virilhas mais escuras. Para evitar um odor desagradável nos pés que passam o dia dentro de sapatos fechados, olha o Minancora de novo.
No universo da beleza, a consumidora brasileira adora esse tipo de truque, manjado entre as vaidosas de plantão: o produto criado para uma função pode servir para outra completamente diferente.
Muitos desses "experimentos", com cara de crendice popular, saem até de consultórios dermatológicos. Indicada para cuidar de assaduras, a pomada Bepantol, por exemplo, é queridíssima entre os que padecem com lábios rachados.
? A pomada é ótima regeneradora da pele e funciona bem na boca ? explica a dermatologista Graça Silveira. ? Por ser espessa, tem alto poder de hidratação.
A analista de sistemas Luciane Zardo é uma que sempre lança mão de alternativas assim, tão boas para a beleza como para o bolso. A moça achou ainda outra função para o Bepantol, só que o líquido.
? Dá um brilho ao cabelo incrível, fica uma seda ? diz.
Outro truque que ela adora: lencinhos umedecidos de bebê para retirar a maquiagem. Para cumprir a função, aliás, há outras fórmulas bem populares. O óleo Johnson's tem muitas adeptas. E, no banho, a dica é passar o xampu da mesma marca nos olhos (é para bebê, então, não irrita a vista, lembra?) para se livrar dos últimos resíduos.
Amiga de Luciane, a assistente jurídica Juliana Eliezer gosta de espalhar um pouco de condicionador de cabelo "baratinho" nas pernas, antes de raspá-las. Ela jura que ajuda a escorregar e deixar a pele mais suave. Para depois da depilação, um bom after shave masculino pode acalmar a região. É o que garante a comerciante Mariane Abicalil, por experiência própria.
? Se for uma solução não alcoólica, não vejo problema ? diz a dermatologista Graça.
A designer Cinthia Ferreira se espantou ao ver suas unhas fortes e compridas após tomar uma caixa de Innéov Nutri-Care, criado originalmente para fortalecer os cabelos.
? Nunca tive unhas compridas na vida, pois elas sempre foram fracas e quebradiças. Mas elas pararam de quebrar ? conta.
Faz sentido. Os dermatologistas explicam que queratina e cisteína são componentes presentes nesse tipo de produto e que acabam agindo também em favor das unhas.
E sabe aquelas ampolas vendidas normalmente em salões de beleza e que também prometem madeixas fortes e saudáveis? Tem gente usando-as nas sobrancelhas. A bióloga Carina Ribeirão passa uma vez por dia.
? Tenho um monte de amiga que também faz isso. Se as ampolas hidratam e fortalecem o cabelo, por que não as sobrancelhas? Tinha algumas falhas que eu achei que melhoraram ? diz.
Ideias na rede
Fonte inesgotável de ideias para encontrar outras utilidades em um mesmo cosmético, os blogs de beleza dedicam posts e mais posts ao tema. A médica Renata Centelha explica tudo sobre como o silicone de cabelo pode funcionar no lugar do primer, aquela pré-base que deve ser usada antes da maquiagem.
No site Bulle de Beauté, ela aconselha: lavar o rosto, aplicar o filtro solar, esperar secar e espalhar uma gotinha de silicone pelo rosto. Depois, basta aguardar dois minutos e aplicar a maquiagem:
? Tanto a dimeticona quanto a ciclometicona, os principais ingredientes usados nos silicones reparadores de ponta de cabelo, também são os principais ingredientes dos primers mais badalados do mercado.
Para a dermatologista Marcela Studart, quem tem pele oleosa deve tomar muito cuidado nesse troca-troca:
? O óleo Johnson's, por exemplo, pode ser bem interessante, sim, para remover a maquiagem, mas, para a pele oleosa, é péssimo. Assim como o uso do silicone como primer ? alerta.
Se silicone no rosto parece improvável, imagine talco na cabeça. Mas quem tem cabelo oleoso garante que funciona para conter o aspecto gorduroso e sujinho que os fios ganham com facilidade. A atriz Deborah Secco já declarou ser adepta, quando não tem tempo de lavar o cabelo. O cabeleireiro David Melo, do salão Ophicina do Cabelo, dá seu aval.
? Em casos emergenciais, é possível aplicar um pouco de talco sobre a raiz ? firma. ? O produto absorve parte da oleosidade e disfarça bem o problema.
Ainda segundo a médica Marcela Studart, muitas vezes os produtos não causam nenhum mal nas "novas" funções (como é o caso desses mostrados aqui), mas também podem não trazer resultados:
? Não há substância clareadora na Minancora, por exemplo. Quer uma dica nesse estilo para clarear? Óleo de rosa mosqueta.
Mulheres descobrem nova função de beleza para produtos manjados
Redação Donna
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: