No programa Timeline desta sexta-feira (29), os apresentadores Paulo Germano e Luciano Potter conversaram com o astrólogo Edu Conte para tratar de uma movimentação astrológica que assusta muita gente: o mercúrio retrógrado, que começou na segunda-feira (25) e deve durar até 15 de dezembro.
O movimento de retorno do primeiro planeta do sistema solar ocorre cerca de três vezes por ano e é temido por supostamente trazer azar e atrapalhar a vida cotidiana. Para o especialista, esta configuração astrológica pode ser explicada com uma alegoria de Fórmula 1:
— Os carros estão correndo alucinadamente ao longo de toda a corrida, assim como nós hoje — explica Conte. — E aí, é como se no meio da corrida viesse um rádio assim: "Vai pro box, pitstop, botar gasolina, arrumar o pneu, vamos dar uma arrumada".
Apesar da má fama, o astrólogo afirma que este momento é, na verdade, uma oportunidade de parar e avaliar o rumo de diversas áreas da vida.
— Retro: revisar, rever, reorientar-se. Fazer uma mudança de rota — explica. — Se vocês têm projetos que estão parados, têm questões que precisam de revisão, este é um momento maravilhoso!
Conforme Conte, o segredo para navegar esse período com tranquilidade é ser cauteloso na hora de se expressar. Como Mercúrio é o planeta da comunicação, é preciso redobrar a atenção neste aspecto:
— Cuidado na hora de abrir a boca! — alerta. — Não entrem em uma DR com o sócio, com o marido ou a marida (...) Comprem com cuidado, não é um momento para grandes compras.
Outro ponto levantado pelo especialista é a importância de analisar de que forma esta passagem de Mercúrio se relaciona com o mapa astral de cada pessoa:
— É importante conhecer o próprio mapa astral para entender onde os planetas estão atuando em cada momento. Ter responsabilidade astrológica.