Correção: o filho de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso sofre de transtorno de processamento sensorial (TPS), diferentemente do publicado das 12h36min às 15h52min desta quarta-feira (24). O texto foi ajustado.
A atriz Giovanna Ewbank, 36 anos, revelou no podcast Quem Pode, Pod, que apresenta com Fernanda Paes Leme, que se emocionou ao descobrir o diagnóstico do filho Bless, oito. O momento ocorreu enquanto as duas entrevistavam o jornalista Manoel Soares.
— Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, (fazendo) algumas coisas que eu achava um pouco estranhas. Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial (transtorno de processamento sensorial). Ele ouve mais do que nós todos, ele sente mais, sente mais cheiro — disse.
Durante o programa, a atriz se referiu ao diagnóstico como síndrome sensorial. Porém, na tarde desta quarta, ela explicou que errou e o nome correto da condição é transtorno de processamento sensorial (TPS). Giovanna prometeu postar um vídeo em seu perfil no Instagram para explicar mais sobre a saúde de Bless.
A apresentadora também contou que não percebia os alertas que o pequeno dava e, inclusive, reprendia ele quando o menino reclamava de coisas que o afetam.
— Diversas vezes ele passava pela cozinha, e falava: "Que cheiro forte!". E eu falava: "Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola". Quando ele pisava na grama e falava: "Me tira daqui". Eu falava: "Filho, para de frescura, é só grama". Queria muito colo, não gostava de ir para o meio do mato, onde a gente vai muito, porque o barulho das moscas incomodava ele — contou.
Giovanna também é mãe de Titi, nove anos, e Zyan, dois, da relação com o ator Bruno Gagliasso. Ela se sentiu muito culpada pela descoberta do motivo destas questões do filho do meio.
— Quando eu tive o diagnóstico, foi uma culpa absurda. E hoje, o Bless vive com essa síndrome sensorial muito bem. Mas foi preciso o meu olhar, o olhar do Bruno, o olhar de vários médicos para que a gente entendesse a condição — completou a apresentadora.