Até o momento, os filhos de Meghan Markle e príncipe Harry não têm o título de príncipe e princesa. Mas, segundo informações da revista People, o pequeno Archie, de dois anos, e a recém-nascida Lilibet Diana devem, sim, receber as honrarias. Isso "provavelmente deve ocorrer" assim que o avô das crianças, Charles, assumir o reinado.
Por enquanto, as crianças dos Sussex não devem receber os títulos, já que o reconhecimento deve ser atribuído somente aos filhos do herdeiro mais velho do príncipe de Gales - ou seja, George, Charlotte e Louis, filhos do príncipe William com Kate Middleton.
Essa determinação foi estabelecida pelo Rei George V em uma carta-patente em 1917 que dizia que “os netos dos filhos de qualquer soberano na linha direta masculina (exceto apenas o filho mais velho vivo do filho mais velho do príncipe de País de Gales) terá e desfrutará em todas as ocasiões o estilo e o título desfrutado pelos filhos dos duques destes nossos reinos”.
Caberá a Charles dar os títulos aos netos. Mas Joe Little, editor-chefe da revista Majesty, traz uma dúvida:
— Como netos do Soberano, eles têm o direito de ser levados ao título de Sua Alteza Real. Mas isso levanta a questão de se Harry e Meghan querem isso — questiona o especialista em realeza.
Na polêmica entrevista concedida à apresentadora Oprah Winfrey em março, Meghan já havia comentado que os títulos que seu bebê receberia foram assunto entre membros da família real enquanto ela estava grávida do primogênito.
"Eles estavam dizendo que não queriam que ele fosse um príncipe ou princesa, não sabendo qual seria o gênero, o que seria diferente do protocolo", disse, à época.
A preocupação dela era sobre o nível de segurança que seu filho teria direito se não recebesse um título, já que esse tratamento é diferenciado entre os membros da família real.