Intérprete do personagem Coringa no filme de mesmo nome, o ator Joaquin Phoenix, que acaba de ganhar o Globo de Ouro de melhor ator por seu desempenho no longa, foi preso nesta sexta-feira (10) por protestar contra as mudanças climáticas em frente ao Capitólio, nos Estados Unidos.
A manifestação foi organizada pela atriz Jane Fonda, que também já chegou a ser presa por quatro semanas seguidas no mesmo evento. O protesto acontece desde novembro em Washington e todas as sextas-feiras recebe adeptos — entre eles, muitos famosos.
Segundo o The Washington Post, além de Phoenix, o ator Martin Sheen e a atriz Maggie Gyllenhaal também foram detidos pela polícia. Autoridades disseram que as prisões ocorreriam caso não houvesse colaboração e dispersão.
De acordo com a CNN, a Polícia do Capitólio dos EUA verificou que 147 pessoas foram presas nos protestos de sexta-feira, mas não forneceu uma lista de nomes nem detalhes da soltura — inclusive a de Phoenix.
Em seu discurso, Phoenix, que é vegano, falou sobre a importância de mudar hábitos, largar carne e laticínios e sobre as queimadas na Austrália.