A escolha do mobiliário da área externa exige mais atenção do que se imagina. Para que os ambientes fiquem agradáveis para o convívio e convidativos ao uso, a dica é optar por móveis confortáveis e de boa qualidade. Porém, só esses cuidados não é suficiente. Além disso, a ambientação de áreas externas deve levar em conta fatores como a circulação de pessoas e animais domésticos, a localização do imóvel - praia, cidade ou campo - e a manutenção destes equipamentos. Hoje em dia existe uma vasta linha de móveis próprios para jardim, que podem ficar ao sol. Os mais conhecidos são os de madeira, metal, plástico e fibras sintéticas.
Foto: Saccaro, Divulgação
- Gosto muito dos móveis de fibra sintética, pois tornam o ambiente mais aconchegante e podem ser utilizados em locais descobertos e em alguns casos até mesmo sobre o gramado. Estas peças sintéticas não exigem manutenção, apenas a limpeza das fibras com pano e água - explica a paisagista e arquiteta Daniela Sedo, de São Paulo.
Foto: Trend Casual, Divulgação
Se forem escolhidos móveis de madeiras, as peças precisam ser bem tratada, enceradas ou envernizadas pelo menos uma vez por ano para proteger a fibra da incidência de sol e chuva. Sem o procedimento, o móvel pode perder a cor natural e ficar mais escuro, acinzentado ou, o que é pior, pode surgir fissuras e trincas devido ao ressecamento, dependendo da madeira.
De acordo com a profissional, a dica é buscar fabricantes de móveis que tenham certificação de procedência da madeira, ou seja, que a árvore não seja proveniente de áreas de desmatamento irregular.
Foto: Armando Cerello, Divulgação
Foto: Saccaro, Divulgação
Entre as tendências atuais, o que mais se tem visto no décor externo são as peças que mesclam madeira e fibra natural e os móveis feitos com raízes e troncos de árvores que caíram naturalmente trabalhadas por artesão e com tratamento especial contra cupins e brocas. Independente do modelo, o importante é compor os móveis de acordo com o estilo de cada jardim e depois só esperar o verão chegar!
Foto: Tramontina, Divulgação