Boiseries da França dos séculos 17 e 18 formam o pano de fundo desta área social de 70 metros quadrados em apartamento no bairro Boa Vista, na Capital, com ênfase na solidez e na atemporalidade. O arquiteto Luciano Teston, à frente do Studio Teston, propôs a construção de hall, living, jantar e bar para um casal com um filho adolescente viver e contar a sua história a partir da sua personalidade em contexto contemporâneo.
- Base faz a diferença: o apainelamento traz uma referência europeia e uma percepção mais de casa do que de apartamento - considera o arquiteto, ao formatar a ideia.
Em vez de rebaixar o teto para embutir a iluminação, preferiu manter o espaço vertical que preserva o pé-direito de 2,70m no ponto máximo.
Inventário de personalidade
Com essas coordenadas marcantes, Teston adotou o sofá e a cadeira italianos, trocou seus tecidos de revestimento e prosseguiu a renovação. Ocorreu um misto de seleção de acervo com adoção de peças com base na forma e na função de cada móvel e acessório - ora para combinar com o estilo clássico, mas principalmente como contraponto e fuga do clichê.
O caso da área de jantar é exemplar: cadeiras estofadas, com tecido listrado, passaram a conviver com duas Ghost - clássicos do design de Philippe Starck - nas cabeceiras. De braços, como os moradores queriam, ainda afastaram o risco de o excesso de combinação conferir ar de "showroom".
Destaques do projeto
Toque dos donos da casa, os apliques de bronze contribuem para a simetria da decoração com a alma dos usuários e a competência dos profissionais do Studio Teston.
A cadeira italiana e a pequena cômoda bombé conferem classe e história à proposta de interiores feita de combinações e contrapontos para gerar equilíbrio. Valoriza os detalhes a iluminação com lâmpadas AR 70.
O bar, ponto de encontro, tem estante com iluminação embutida repleta de bebidas do onde sai o tampo de granito preto com 2,80m, cercado pelas cadeiras tulipa em couro natural, ícone dos anos 60, do francês Pierre Paulin. Suspensa por um tubo cromado em frente à janela está a TV 32 polegadas, de onde parte o sistema de sonorização que embala os encontros entre os amigos e familiares na área social.
O louceiro tem uma área fechada, no contorno de um pilar encoberto pela marcenaria, e outra parte exposta pelo fechamento de vidro. O fundo, com tecido de listrado discreto, acompanha todo o interior do móvel - nos reposteiros da cortina de voile, xantungue de evidente listrado. Na sequência do armário, uma composição de pratos, da coleção do casal de proprietários do apartamento, mostra uma proposta de distribuição para valorizar os elementos na parede.
História presente
Apartamento clássico com ar europeu foge de misturas óbvias ou exageradas
Proposta mescla objetos pessoais com peças modernas, de design
Eleone Prestes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: