O Shopping Center Iguatemi completa 40 anos em 14 de abril. Inaugurado em 1983, o complexo revolucionou a forma como os habitantes de Porto Alegre faziam compras e transformou a região em que está baseado. O comércio de rua, por exemplo, deu lugar a um centro multiuso e de conveniência. Já a área rural, com forte presença de vacas leiteiras, se tornou um dos locais mais nobres para viver na capital gaúcha.
A websérie “Iguatemi Porto Alegre: 40 anos” nasceu com a proposta de relembrar marcos importantes dessa história. Ao longo de quatro episódios, os espectadores poderão conferir as mudanças na estrutura do shopping, na sociedade e em seu entorno. O primeiro capítulo, que aborda as etapas de idealização e construção do empreendimento, já está disponível.
Revolução à vista
Uma imensidão de terra espalhada em 14 hectares. Esse foi o ponto de partida para o Iguatemi – a edificação dos sonhos de jovens empresários que queriam trazer o progresso a Porto Alegre e enxergaram a extensão da Av. Nilo Peçanha, que integrou o bairro Três Figueiras a outros pontos da capital, como um terreno fértil.
Inaugurado no outono de 1983, os 29 mil metros quadrados, os três quilômetros de vitrines com 110 opções de lojas e a praça de alimentação fizeram com que o transporte urbano tivesse de se adequar para atender a demanda do centro de compras. Monzas, Opalas, Chevettes e companhialotaram o estacionamento com mais de 2 mil vagas.
– A inauguração do Iguatemi provocou um frisson em Porto Alegre. Houve até engarrafamento na Av. Nilo Peçanha. Todo mundo ficou louco querendo conhecer o shopping – lembra a gerente-geral do empreendimento, Nailê Santos.
O frenesi é justificado, uma vez que o Iguatemi foi o primeiro shopping center do Estado. Tanto é que foi necessário publicar um caderno especial nos dois principais jornais da época para explicar o que de fato era esse tipo de negócio.
Atrativos duradouros
Presente desde a inauguração, um dos principais atrativos do Iguatemi é o famoso relógio d’água, de 8,5 metros de altura. Com o tempo, ele se transformou em ponto de encontro para os gaúchos e atração turística para os viajantes. Projetado pelo artista francês Bernard Gitton, o ícone possui exemplares similares em Paris (França), Osaka (Japão) e no Estado de São Paulo.
O glamour das celebridades também é marca registrada desde o princípio. Centenas de artistas já circularam pelo complexo – desde a atriz francesa Catherine Deneuve, passando pelo designer paulista Alexandre Herchcovitch e chegando até o poeta gaúcho Mario Quintana, que inaugurou uma praça que leva seu nome, em 1988.
Vale ainda destacar que muitas marcas que apostaram no novo negócio permanecem lá até hoje, como a própria HStern, que trouxe a atriz francesa para Porto Alegre. Outros nomes são Renner e Ellus, que fizeram do Iguatemi um grande polo da moda.
– O Iguatemi sempre foi a porta de entrada de marcas nacionais e internacionais no Rio Grande do Sul. Sobretudo de grifes diferenciadas de moda. A gente sempre se orgulhou desse atrativo – comenta Nailê.
Próximos episódios
O próximo episódio da websérie “Iguatemi Porto Alegre: 40 anos” abordará a era das expansões e experiências do shopping. Em seguida será disponibilizado o vídeo a respeito do Donna Fashion Iguatemi e da conexão do local com a moda. A reportagem sobre as iniciativas sociais e de sustentabilidade do empreendimento, por sua vez, encerra o programa.