Jaquetas são peças fundamentais para os dias frios. Mais descoladas que um blazer. Menos pesadas que um mantô. Mais atrevidas que um cardigã. São perfeitas.
E são muitos os modelos que conquistam ao primeiro olhar e reforçam o estilo de cada mulher, como a jaqueta aviador, um modelo mais pesado, forrado com pele, que volta às tendências como um dos favoritos desta temporada de frio, além de ser um clássico que sempre vale o investimento porque tem uma sobrevida longuíssima no closet contemporâneo feminino.
Vale lembrar que a jaqueta aviador não é a mesma coisa que a jaqueta bomber, que acabou se tornando uma dissidente de modelagem mais ampla e um único zíper frontal — ambas ganharam fama ao serem adotadas pela força aérea americana.
A aviador original, criada pelo paraquedista Leslie Irvin no começo dos anos 1910, é de couro, forrada com pele, fechada com zíper e com punhos e cinturas mais ajustados, perfeita para aquecer o corpo de pilotos que precisavam de um agasalho para se proteger do vento forte em cabines dos aviões abertas na época, e sem limitar os movimentos.
O modelo foi tão bem recebido que a força aérea americana acabou o adotando como uniforme em 1917. Alguns anos depois, em 1930, a pioneira em aviões Emília Earhart começou a usar a jaqueta até então totalmente masculina. Um ano depois, em 1931, a marinha americana fez a própria versão da jaqueta para os pilotos dos porta-aviões e a chamou de G1. Desde então muitas versões foram criadas, sempre recebendo siglas para o nome, como B1, B3, B15 e M-445 — e a bomber e suas interpretações está entre elas.
Desde os anos 1970, a jaqueta aviador surge como elemento de moda, ganhando inúmeras interpretações. Pode-se dizer que a partir dos anos 2000, tornou-se um clássico contemporâneo que se faz tendência em algumas estações, como neste inverno 2023.
A jaqueta aviador atual tem forro de pele, ajuste na cintura e nas mangas e fica perfeita para tirar a sobriedade de looks formais, “descompor” combinações românticas com um toque de transgressão, garantir um toque de impacto a composições básicas e tornar a alfaiataria mais rebelde. Aposte!