Engana-se quem pensa que a saia lápis é exclusivamente clássica, comportada e até sem graça. Embora seja um dos símbolos máximos do office look, este modelo, que surgiu na década de 1950 como uniforme de secretárias elegantes e até ganhou o apelido de "saia de secretária", pode subverter esta associação natural de estilo.
Com as combinações certas, ela sai do sério facinho, transitando por vários estilos, do casual ao fashionista. Acompanhe cinco sugestões para transgredir a saia lápis.
Com cropped
Um top curtinho é perfeito para deixar a saia lápis moderninha rapidinho, num toque de mágica.
Aqui o modelo tem decote reto, como um bustiê, mas vale peças mais compridas e em outros formatos também. O importante é deixar uma nesquinha do abdômen à vista.
Esfriou, quer dar uma bossa extra? Jaqueta jeans.
Com camiseta
A camiseta é das peças mais certeiras na hora de romper com a sobriedade de uma combinação.
Use por dentro, por fora, amarrada, do jeito que você quiser, e combine com acessórios igualmente marcantes, como uma bota diferenciada – aqui na aposta, dourada.
Com alfaiataria despojada
Até mesmo em seu habitat natural, o escritório, a saia lápis pode surgir mais fresca, atualizada, contemporânea.
Combine com peças de alfaiataria mais despojada, de modelagens mais amplas, menos sisudas. O resultado é chique e atual.
Com top alongado
Muitas pessoas torcem o nariz para este tipo de combinação, que explora uma peça superior mais alongada usada por cima da saia, mas a gente acredita que esta aposta trace um visual bem fashionista, principalmente se caprichar nos detalhes: plumas na barra do top, um cintinho esportivo marcando a cintura, um boné como destaque.
Bora, fashionista?
Com camisa jeans
Eis que o casual torna-se protagonista, com a camisa jeans ampla coordenada à saia. O interessante é que o tom do índigo combina com o da saia, criando um look total harmônico e elegante mesmo que despojado.
Atente: tons fazem milagres na hora de combinar peças, viu? Eles podem deixar mais sofisticado ou mais despojado um visual de mesmas peças – quanto menos contraste, mais elegante tende a ficar.